Um possível retorno do Café Dourado deixou o mundo dos fã-sites agitado nos últimos dias. Conforme pode ser lido na notícia publicada com exclusividade pela iDHabbo (abra clicando aqui), um dos co-fundadores do site , kako, divulgou em uma rede social uma nota dizendo que estava preparando uma surpresa aos cafeteiros: a volta do fã-site. Infelizmente, problemas com o registro do domínio impediram concretizar o regresso, sem, contudo, anulá-lo.
Em meio a muitas dúvidas, a equipe de entrevistas da iDHabbo foi atrás de um dos ex-administradores mais conhecidos do CD, yagog@to. A conversa trouxe à tona temas sobre os quais ele nunca havia opinado, como o fechamento do fã-site, o que aconteceu na época e qual a sua opinião sobre um possível retorno, abordados de uma maneira nova e sob um ponto de vista inédito e exclusivo.
Entrevista
Oi, yagog@to. Tudo bem? Pronto para a entrevista?
Oi, tudo bem sim. Estou pronto!
Você já estava sabendo dessa vontade do Kako? O que achou da ideia de voltar com o Café Dourado?
Confesso que fiquei surpreso, não sabia desse desejo do Kako de voltar com o Café Dourado. Como eu estava em época de provas na faculdade, não fiquei sabendo dessa postagem, mas entrarei em contato com ele pra falar sobre isso. Acho que isso vai muito além da vontade de querer voltar, nós dois temos que conversar muito sobre isso, pelo longo tempo que administramos o Café Dourado, também com a ajuda de outras pessoas muito importantes.
Atualmente, o cenário dos fã-sites é muito diferente do que era há alguns anos. Essas mudanças levaram ao desgaste e ao fim de vários fã-sites. O iBobba, por exemplo, foi muito grande antes de fechar e desde que voltou, há alguns anos, não obteve muito sucesso. Você não acha que o CD passaria pelo mesmo?
Na verdade, o que mudou foi a essência do Habbo! Também o que mudou foi a nossa mentalidade, todos nós que éramos ADMs de fã-sites nas épocas de ouro do Habbo hoje já somos todos adultos, muitos trabalhando outros fazendo faculdade. Talvez esse seja o motivo. E é por isso que isso é um assunto muito delicado que eu teria que conversar com outros importantes administradores do CD, para um possível retorno. Não é simplesmente ter vontade e colocar em prática, envolve muito mais do que isso.
O fim do Café Dourado pegou muita gente de surpresa, contudo, vários membros disseram já esperar por isso. Como foi, para você, saber do fechamento do CD? O que você achou disso?
Eu, inclusive, também esperava o fim do Café Dourado na época. E foi por esse motivo que decidi deixar a administração do site. O ex-gerente do Habbo, o Disco-Lee, inclusive quis ajudar a manter o site no ar, com ajuda financeira. Só que infelizmente o problema do Café Dourado nunca foi financeiro, e é justamente por isso que eu até hoje nunca falei nada oficialmente sobre esse assunto. Mas eu poderia dizer com exclusividade que o que levou ao fechamento do CD foi a ingerência que houve sobre ele no final da minha época de administrador e principalmente depois que eu saí.
Inclusive, quando saí, os usuários já reconheciam que essa decisão minha levaria a, mais cedo ou mais tarde, o fechamento do site. E estavam certos. Infelizmente.
Ainda sobre esse assunto, o que te fazia esperar o fechamento? Quando você começou a notar que os problemas eram ou se tornariam maiores que as soluções?
O Café Dourado era essencialmente administrado por Habbos X: Kako, vini55mees, lDeco, making-noise, eu... mas também tinham outros excelentes membros na equipe. O problema foi que após a saída do Ghsehn, nosso programador, veio o MrTimes, que depois de alguns meses acabou ficando na Gerência junto comigo. Times é um excelente programador, também, mas infelizmente, não sabe nada sobre gestão nem de pessoas nem de conteúdo, e acabava querendo que sua opinião se sobrepusesse sobre às demais, devido à necessidade que o Café Dourado tinha dele, como programador.
Na época eu não conhecia nenhum programador tão bom e confiável, então a gente acabava ficando preso ao bom trabalho dele.
Sendo assim, eu decidi por deixar a administração do CD e deixar por conta dele. Os usuários não queriam, mas com toda minha experiência, vi que era uma atitude necessária e a fiz. Alguns poucos meses depois, o Café Dourado oficializou o seu fechamento.
Muitos culpam o MrTimes, ex-programador do Café Dourado, pelo fim do site, desde usuários, até outros ex-administradores. Você concorda realmente que a culpa tenha sido dele, e apenas dele?
Isso terá de dar-lhe um belo direito de resposta, hahaha, mas infelizmente eu concordo. E é justamente por eu concordar que eu nunca falei nada oficialmente sobre isso. O Café Dourado desde que surgiu, mesmo com as trocas na administração (sempre brilhante) nunca decaiu no seu conceito. Pelo contrario: era um site de poucas atualizações na versão dele e essencialmente focado no conteúdo exclusivo e rápido aos usuários do Hotel. Conforme falei anteriormente, o Times, apesar de ser excelente programador, não havia nenhum tipo de experiência em Gestão de Pessoas. Ele não sabia cuidar de equipe, dar ordens, receber ordens, administrar o conteúdo. Contudo, fazia muito bem o que tinha que fazer: programar, corrigir erros, criar e inovar. Infelizmente, confesso, na minha opinião o causador do fechamento do Café Dourado foi ele. Mas quem sabe isso não foi o melhor a ser feito?
Você considera melhor ter fechado o CD do que tê-lo deixado como estava? O que aconteceria, na sua opinião, se ele continuasse daquela maneira, ao invés de ter o seu fim decretado?
Considero, hoje, que o melhor foi tê-lo fechado na época. Pois com ele em funcionamento, acabaria acontecendo o que nunca acontecera antes: perderia conceito. O fechamento do site, ainda com o que restava, faz o que temos até hoje: boas lembranças, ótimas conversas, muitas amizades e alguma vontade de tê-lo de volta!
Como era administrar o Café Dourado? Do que você sente mais falta do fã-site?
O Café Dourado era referência internacional de notícias e exclusividades em publicar novidades. Apesar de ser eleito nos Oscares do Habbo como prata, os próprios Gerentes o consideravam o melhor fã-site do Habbo. Inclusive, num Habbo Rancho, o 4Queijos disse publicamente que às vezes escutava a Rádio Habbid, mas passava a maior parte do tempo lendo notícias publicadas pela nossa equipe. Administrar este fã-site foi uma experiência única e maravilhosa, que carrego até os dias de hoje na minha vida. O que mais sinto falta é da extrema ligação que os cafeteiros tinham uns com os outros... por isso a maioria de nós temos contatos até os dias atuais. E também do grande espírito de bondade que reinava entre os nossos membros da equipe e os usuários: sempre a vontade de receber bem novos usuários, de ajudá-los, de ensiná-los... Eu sinto falta de tudo isso!
Você acredita no retorno do Café Dourado? Se recebesse, nesse momento, uma mensagem do Kako dizendo que quer voltar, você toparia? Por quê?
Sinceramente, não acredito no retorno. Apesar de muitas vezes ter pensado nisso, muitas vezes penso que é melhor deixar como estar... só assim as lembranças sempre serão essas nas nossas cabeças: um fã-site excelente, brilhante, atualizado e com a melhor de todas as equipes. Se o Kako ou qualquer outro administrador me procurasse para falar sobre isso, como eu já disse antes, isso é um assunto muito peculiar que deveria ser conversado muito entre nós para, aí sim, tomar a decisão correta.
Falando agora um pouco sobre o hotel, como você disse, a essência do Habbo mudou. Como você vê o jogo atualmente?
4Queijos me disse há quase 3 anos que o Habbo não mudou, o que mudou fomos nós. Mas a essência do jogo mudou tanto e isso é tão perceptível, que você enxerga essa mudança no número de Habbos onlines. Particularmente não sei dar muitos detalhes do Hotel hoje em dia pois oficialmente parei de jogar em 2011, junto quando deixei o CD. Mas o que antigamente era raro, emblema, hoje é uma coisa que já não tem valor nenhum. Acho que o que mais fazia os usuários jogarem, comprarem moedas, participarem de promoções e eventos eram conquistar emblemas sempre raros e exclusivos. Hoje, mesmo o mais raro dos emblemas não tem aquele valor, por isso eu digo: a essência do Hotel não é mais a mesma.
Hoje em dia, é muito "fácil" criar um fã-site. Surgem novos a todo momento, ao mesmo tempo que outros fecham e voltam. Como um dos administradores da melhor época de um dos melhores fã-sites do Habbo BR/PT, o que você considera primordial para que um portal do gênero dê certo?
Infelizmente, até mesmo os fã-sites não têm mais aquela coisa de trazer coisas novas e exclusivas, pois a própria Equipe Habbo envia para eles as novidades e informações oficiais. Antes, buscávamos nos mais difíceis e escondidos servidores da Sulake por qualquer rastro de nova informação, mobília, colante, ou novidade sobre outros Hoteis etc. Mas os fã-sites são uma coisa muito importante, principalmente para os Habbos, pois gera muito entretenimento e complementa a diversão do Hotel. É primordial para um portal dar certo uma equipe de qualidade, sempre focada no bem-estar dos seus usuários, independente da posição que tenham dentro do Hotel. Só assim consegue crescer e se tornar um dos gigantes, pois quem faz o fã-site não somos nós, são os usuários que acessam, lêem, participam, compartilham, são eles a peça primordial.
Para concluir: o que é, pra você, Café Dourado?
Depois de eu ter me tornado Habbo X, a melhor coisa que me aconteceu enquanto jogador do Habbo, foi entrar na equipe deste fã-site e futuramente me tornar um dos administradores dele. O Café Dourado é hoje uma lembrança muito boa, inesquecível. O Café Dourado é e sempre será o eterno Café Dourado.
O Café Dourado e seu retorno
No dia 17/06/15, às 02h37 da madrugada, um dos ex-administradores do Café Dourado, kako, postou em uma rede social sobre uma possível volta do fã-site, porém disse enfrentar alguns problemas para que esse "sonho" da maioria dos usuários seja realizado.
O Café Dourado marcou o mundo dos fã-sites entre 2008 e 2012 e ficou conhecido pela qualidade de seu conteúdo, principalmente do jornalismo. A sua possível volta entusiasmou tanto jogadores antigos, quanto novos, e muitos apoiaram a ideia, por isso a nossa equipe foi atrás de um dos maiores nomes da história do Café para falar sobre o assunto, o entrevistado yagog@to.
Para saber mais sobre o Café Dourado, clique aqui e leia uma matéria especial feita pela nossa equipe de reportagem. Para mais informações sobre o retorno, clique aqui e leia a notícia exclusiva da iDHabbo sobre o assunto.