Introdução
Bem-vindos a mais uma nova edição e última do Documentário 1.0, teremos novidades em breve! Hoje, teremos uma edição para ficar memorizada na sua mente. Irei falar um pouquinho sobre o marketing atual do Habbo Hotel e o marketing passado e nisso, traremos grandes curiosidades que você já sabia ou não sabia sobre o mesmo.
Está super interessante.
O que é Marketing?
Antes de entrar em qualquer conteúdo, o meu dever por aqui é explicar, correto? Então, o marketing é nada menos conhecido pela palavra por si própria significa: é um conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência. Isso envolve com o jogo Habbo Hotel de todas as maneiras possíveis como: vendas de mobílias, packs novos, campanhas novas, tudo isso envolve a parte de marketing e criações e quem será que está por traz de tudo isso? É o que vamos saber por aqui.
Quem é a tão famosa Elisa? Já ouviu falar nesse nome? É bem citado nos fã sites e por aqui, na iDHabbo. Elisa, é nada menos que uma empresa que teria assumido o marketing do Habbo, cuida dos preços, divulgações, e dentre outros que envolva a parte marketing. A Sulake costumava a trabalhar sozinha nesta parte, mas nada que uma parceria para dar aquele empurrão no auge, e será que conquistaram isso? Já chegaremos lá!
Responsáveis/Membros
Por traz das cortinas sempre tem alguém cuidando de algo né? E na parte do marketing não é diferente, no Habbo BR/PT por exemplo, tivemos a staff mais querida de todas (assim espero) a mais conhecida por Acapulca. Eles são responsáveis por criar uma base essencial de divulgação sobre o hotel em diversos lugares como: televisão (r7 e parceria), sites (uol jogos), skay news e dentre muitos outros. Além de promoverem o site, divulgam em restaurantes (Giraffas por exemplo) como forma de história em quadrinhos.
Não só staff do Habbo BR faz esse papel, mas existem muitos outros staffs de diversas comunidades trabalhando todos juntos para a melhoria dos hotéis.
Parcerias/Divulgação
Abaixo você pode conferir uma pré divulgação do site do Habbo, onde o mesmo tratava-se de um concurso em que onde os participantes deveriam produzir histórias em quadrinhos no formato de tirinhas (15cm de largura x 5 cm de altura), à mão livre, em Pixel Art ou por meio de prints dos cenários do Habbo Hotel com o tema “Boa alimentação se aprende brincando” inserido em um contexto humorístico.
Por: EMT Cultura
Não vamos nos esquecer dos estúdios R7 que existia no Habbo Hotel, e divulgação do comercial pela Rede Record e SBT. Você pode estar clicando aqui para conferir os dois comerciais. Também nós não podemos esquecer de algo super interessante que você também não sabia, mas o Habbo também já esteve entre os comerciais da Sky News, veja abaixo.
Sites
Não sendo bom o bastante já ser divulgado publicamente na televisão brasileira tanto internacional, o jogo precisou de uma divulgação em sites de outros jogos como: Uol jogos, esses anos anteriores ainda permaneciam as divulgações de publicidades do site como esse vídeo abaixo.
E não podemos nos esquecer que divulgar é sempre bom, mas será que a nossa atualidade está voltada nisso hoje em dia? Descobriremos já já.
O que ganham com isso?
Se o foco é divulgar, é claro que eles estão atrás de algo não é mesmo? E eles são nós ''usuários'' e fazem de tudo para que a nossa cabeça esteja voltada para o hotel que construímos os nossos quartos, fazemos aquelas lindas amizades, compramos mobílias para fazer aquela rica famosa balada dos bacons que arrasam. É tanta coisa se formos pensar no que eles querem que nós faz, e também não vamos nos esquecer de participar de eventos dos embaixadores/AeA e staffs para ganhar aquele lindo emblema que tanto sonhamos.
Essa pequena publicidade envolve isso, mexer com a sua cabeça para que você acabe gostando de algo e vá até ela se aproveitar, é como comprar aquela sandália da Havaianas e ter a Gisele Bündchen dizendo que o seu pé ficará mais chamativo.
Além de ganharem dinheiro com acessos e compras feitas por nós. Podemos perceber que os preços ficaram mais caros, até os bacons novatos perderam os seus direitos de ter HC por mais de uma semana com aquela magnífica sacola de 20c!
Atualmente
Atualmente é impossível nos enganarem com um mundo de ilusões dizendo que é a maior comunidade de usuários pois os números decaíram muito e quase ficamos sem HC pelo preço no qual subiu. Não é uma julgação do que estamos enfrentando e sim uma afirmação, a divulgação tem sida muito pouca para tantos gastos ganhos pois os números de compras tem aumentado!
O que aconteceu com os comerciais da TV e as publicidades nos sites externos que nem tem relação com o Habbo? É um caso para o Globo Repórter descobrir pois estamos tentando procurar até hoje...
Não podemos dizer que seja falta de interesses da Sulake/Elisa para isso, é possível que as coisas mudaram muito, o dinheiro subiu em quase todo o mundo e os preços para comerciais de TV ficaram caríssimos e a única comunidade bem mais sucedida é a luso-brasileira que tem gastos enormes pelos usuários.
Em sua rede social recentemente do Habbo, o mesmo postou um vídeo divulgando o trabalho do hotel com os usuários, você pode conferir e ter a sua respeita opinião sobre:
Por fim
Por fim, concluindo que a divulgação é um meio muito importante sobre qualquer coisa que você queria crescer, use o marketing como algo mais específico de tudo o que envolve divulgar, crie uma equipe capacitada para isso, saiba administrar com eles! O futuro do nosso jogo está nas mãos do marketing e equipe gestora e basta que cada usuário perceba isso acompanhando mais o crescimento do site habbo.com.br.
E por fim, já quero deixar os meus super agradecimentos a todos vocês que acompanharam todas essas edições do Documentário, agora tenho mais projetos em frente que vocês irão se divertir muito.. Vem aí o Documentário 2.0 e o que posso afirmar pra vocês é que estou com uma equipe bolando muitas coisas e assuntos inovadores e o que muda nela é totalmente tudo! Um novo começo se surge e tudo novo é melhor. Nos encontramos dia 25/03 com a esperada novidade e até lá, já preparem as ansiosidades pois o marketing da nova coluna irá começar!
Ainda não acompanha a coluna? Inscreva-se e acompanhe todas as novidades e edições!