Fala IDZeiros, como vocês estão? tudo bem? O filme escolhido de hoje é Invocação do mal 2, espero que todos gostem, pois esse filme é baseado em uma história real. Confiram.
Como tudo começou?
Verão de 1977 no município de Enfield, Grande Londres, Reino Unido. Peggy Hodgson põe dois de seus quatro filhos para dormir. Esta quente e tudo parece presagiar outra longa e tranquila noite de sono. Mas algo aconteceu naquela noite, algo que foi o começo de uma longa e terrível temporada de acontecimentos tidos como paranormais que, ainda hoje, seguem sem explicação.
A senhora Hodgson era uma divorciada de 40 anos que vivia com seus filhos em uma bonita casa anexa em um popular bairro operário de Enfield. Seus quatro filhos se chamavam: Margareth, de 13 anos; Janet, de 11; Jhonny, de 10, e Billy; de 7 anos. Naquela madrugada de 30 de agosto de 1977, os gritos de seus filhos Jhonny e Janet acordaram Peggy e esta alarmada, subiu até o quarto. Tudo estava calmo, mas seus filhos, entre soluços, contaram a sua mamãe que a cama de Janet havia começado a se mover por si só e Peggy, achando que se tratava apenas de um pesadelo, acalmou os garotos e ficou com eles até que voltassem a dormir.
Na noite seguinte, as crianças voltaram a gritar e nessa ocasião, relatam a sua mãe como depois de fortes ruídos, uma cadeira que estava em um canto do quarto começou a se mover sozinha. Peggy segue sem ver nada estranho na habitação e para tranquilizar às crianças, trata de levar a cadeira ao seu quarto, mas quando apaga a luz e está prestes a sair do dormitório das crianças, ela mesma escuta fortes ruídos procedentes do piso.
Ela acende novamente a luz e observa que tudo está em ordem; as crianças estão na cama e todos os móveis em seus lugares. Volta a apagar a luz e os ruídos seguidos de fortes pancadas começam de novo a soar...Ao acender de novo a luz, contempla assombrada como uma enorme cômoda que estava encostado contra uma parede lateral, se moveu dois palmos...Peggy, começa a suspeitar que o ocorrido não é uma coisa da imaginação das crianças. Ela volta a pôr a cômoda em seu lugar e apenas ao dar às costas, o móvel volta a se arrastar por si só até a posição anterior. Desta vez com a luz acesa e ante seus olhos.
Janet: O principal foco
Janet era o principal alvo das manifestações. Quando entrava nesses transes, era preciso que segurassem forte a Janet porque ela adquiria uma força descomunal para uma criança de apenas 11 anos. Às vezes saía correndo e chocava a cabeça contra a parede enquanto praguejava e amaldiçoava com sua verborreia sórdida. Uma vez inclusive derrubou de um só golpe a um assistente social que era ex -policial e muito corpulento, ao tentar tranquilizá-la junto a sua cama.
Em uma ocasião, Janet afirmou que a cortina próxima a sua cama se retorceu várias vezes em espiral para depois se enrolar em seu pescoço tentando estrangulá-la. Segundo contou Janet, tudo isso depois de sentir uma força invisível puxá-la da cama e jogá-la contra às cortinas e ante a presença de sua mãe.
Quando a imprensa descobriu o caso, o Daily Mirror enviou o repórter Graham Morris para o local para testemunhar os acontecimento. E ele fez uma das fotos mais famosas: a levitação de Janet. Graham estava no quarto das meninas junto a mãe das mesmas quando Janet foi atirada de sua cama pela "entidade". Nesse momento ele fez a imagem e foi essa imagem e seus relatos que convenceram a Sociedade de Pesquisas Psíquicas a enviar Maurice Grosse para investigar o caso.
Como tudo terminou?
Janet passou seis semanas no Maudsley Hospital no Sul de Londres onde realizou provas precisas para detectar qualquer anomalia tanto física como mental, mas não foi encontrado nada. Durante esse tempo a atividade poltergeist da casa cessou completamente.
Janet Hodgson acredita que foi a visita de um padre 1978 a casa acalmou as coisas, embora as ocorrências não tenham terminado completamente.
Em 1980, Guy Lyon Playfair publicou o livro This House is Haunted: The True Story of the Enfield Poltergeist, contando toda a história.
A senhora Peggy continuou morando na casa até a sua morte e disse que ainda ouvia barulhos na casa de vez em quando. Seu filho Billy, que viveu com sua mãe até seu falecimento, sempre sentia como se estivesse sendo vigiado.
Atualmente, Clare Bennett vive na mesma casa com seus 4 filhos e diz ter a sensação de sempre estar sendo observada...
Com um caso desses é claro que a industria cinematográfica não ia deixar passar em branco. Na Inglaterra, local do acontecido, muitos programas de TV e séries foram exibidos ao longo dos anos seguintes e até recentemente. Em 2015 a série The Enfield Haunting com 3 episódios foi exibida naquele pais.
O caso era bem conhecido na Inglaterra e por alguns investigados ao redor do mundo. Só que tudo isso mudaria quando foi anunciado que o filme Invocação do Mal 2 seria baseado no caso do fantasma de Enfield.
Só que a verdadeira Janet não gostou nada quando soube do filme. Ela disse em entrevista que seu pai havia acabado de morrer e o filme iria trazer a tona todo o caso novamente...
Você sabia que?
Um homem de 65 anos sofreu um infarto num cinema, na Índia, enquanto assistia ao filme de terror “Invocação do mal 2”. Ele sentiu dores no peito no momento em que o filme atingia seu clímax e foi levado ao hospital, segundo o jornal “Times of India”.
Ainda não identificado, o homem assistia ao filme no Sri Balasubramaniar Cinema, na cidade de Tiruvannamalai, no sul da Índia. Ele foi levado ao Hospital Old Government, onde já chegou morto, e a partir daí a história ficou ainda mais estranha. A equipe do hospital pediu que o acompanhante do homem o levasse ao hospital da Faculdade Médica do Governo, onde seria feita a necropsia. Os dois, no entanto, desapareceram.
Ainda não se sabe o paradeiro do corpo, mas a fuga do acompanhante, com o abandono do cadáver, ainda é uma hipótese bem mais provável do que qualquer intervenção demoníaca ou sobrenatural proposta por alguns fãs do filme.
“Invocação do mal 2”, dirigido por James Wan, esteve atualmente em cartaz no Brasil. O filme trouxe Patrick Wilson e Vera Farmiga de volta aos papéis de Ed e Lorraine Warren, dois dos mais conhecidos investigadores de atividades sobrenaturais dos Estados Unidos.
Trailer:
O que você achou desta Edição? Avalie e Comente!