Nostalgiando #19
Você já jogou: The Legend of Zelda?


Os games mais antigos costumavam nos levar para um mundo de fantasia, cercado por histórias épicas de seu protagonista, tendo como base, grandes batalhas travadas com seu vilão principal que, para chegar até ele, costumávamos passar por diversas fases que nos levavam à aventuras, uma melhor que a outra. Hoje, estaremos relembrando uma das maiores franquias, a série The Legend of Zelda.


Gênero(s): Ação-Aventura
Desenvolvedora(s): Nintendo
Distribuidora(s): Nintendo
Criador(es): Shigeru Miyamoto, Takashi Tezuka, Eiji Aonuma


Para começo de conversa, vamos já esclarecer que, o nome de seu jovem herói loiro com roupa e capuz verde, de orelhas pontudas, é Link. Zelda era simplesmente o nome da princesa do reino de Hyrule, onde todas as sagas se passam.

Toda a origem dessa história e, no que ela se baseia, consiste na relíquia chamada Triforce, que era um objeto épico deixado pelas Deusas criadoras daquele mundo e que era capaz de realizar desejos, resultando na paz do mesmo, ou até na destruição, caso caísse em mãos erradas.

Vemos que ele recebe a missão de proteger este objeto, portanto, ele acaba por ser um guardião e precisa fazer de tudo, lutar e dar até sua vida para evitar o caos que poderia ocorrer.

A franquia foi lançada pela Nintendo no ano de 1986 pelo autor Shigeru Miyamoto. Desse modo, acabou rendendo inúmeros jogos, alguns muito bons e outros sensacionais, que acabam por criar toda uma linha do tempo contando a história de seu bravo herói.  

Uma das coisas mais difíceis de Zelda é entender a sua ordem cronológica de todos os jogos. Por muito tempo, esta foi uma das maiores incógnitas para todos os fãs, que ficavam totalmente sem entender, mas, recentemente, a Nintendo lançou oficialmente a sua história completa e em ordem, em um livro, lançado em 2011 pela comemoração dos 25 anos da série.

Skyward Sword

O jogo que começa a história da franquia é Skyward Sword, lançado para Wii em 2011. Ele acaba mostrando qual a verdadeira origem do Link, que foi criado em uma sociedade acima das nuvens, chamada de SkyLoft. Nesta saga, também vemos a origem de sua espada sagrada, a Master Sword.

Hyrule

Em seguida, temos o surgimento de Hyrule, onde mostra o nascimento do reino que se passa a série.

The Minish Cap

Esta é uma saga que mostra sobre um chapéu que diminui o tamanho do Link. Além disso, também conta a história de Vaati, um antagonista da saga Four Swords.

Four Swords

Nesse jogo, novamente, Link vai atrás de Zelda para salvá-la, que foi raptada pelo Vaati. E para fazer isso, ele conta com a Four Swords, uma espada que cria três versões diferentes do Link.

Ocarina of Time

Um dos principais, ou se não o principal jogo da franquia. Nesse jogo, Link tem o propósito de impedir Ganondorf, que está atrás da grande Triforce. Para isso, Link vai atrás da três relíquias que dão acesso ao Temple of Time, mas os seus atos resultam em uma sequência de eventos, que acaba com Hyrule. Então, Link viaja entre os dois tempos para conseguir acordar os 7 sábios, assim, conseguir forças para derrotar o Ganondorf.

A trilha sonora deste jogo merece destaque pela sua imensa harmonia que traz ao ouvi-lá.

E outra música bem legal é a tema de Lostwoods.

Enfim, a saga Ocarina of Time acabou criando 3 linhas de tempo diferentes de sequência, sendo as continuações: Majora’s Mask (onde Link derrota Ganon e é mandado de volta ao seu tempo, quando ainda era criança), 

Majora’s Mask (Link criança)

Nesse Zelda, Link é amaldiçoado e mandado para outra dimensão, onde pode se utilizar de poderes de algumas máscaras. Se você conseguisse todas as máscaras, recebia a Fierce Deity’s Mask, que é uma máscara que te transforma em um grande guerreiro.

Em Majora’s Mask, Link tem 3 dias para derrotar a Máscara de Majora antes que a Lua colida com a terra. À cada dia que se passava, a música ia ficando cada vez mais rápida e a lua cada vez mais perto da terra. Entretanto, caso ela estivesse perto no terceiro dia e ainda não conseguisse deter a Máscara, era só tocar a The Song of Time para voltar de volta ao primeiro dia.

Este foi o jogo mais sombrio de todos, perceptível em sua trilha principal.

Twilight Princess (Link criança)

Continua na mesma linha, temos este jogo em que Link é seqüestrado e aprisionado no Twilight Hell. Lá, conhecemos a criatura Midna, que ajuda o Link a sair daquela prisão. Esse Zelda tem um dos melhores gráficos da franquia, com um estilo mais realístico e sombrio.

Four Swords Adventure (Link criança)

Por ultimo desta timeline, temos este, que se passa centenas de anos após a morte de Ganondorf.

Adiante, agora, vamos para a timelina que Link derrota Ganon, mas continua naquele tempo, do jeito como estava, adulto. Nos jogos desta timeline, vemos um estilo mais toon shape, com gráficos mais suaves, onde ocorre centenas de anos após a destruição de Hyrule.

The Wind Waker (Link adulto)

Phantom Hourglass (Link adulto)

Spirit Tracks (Link adulto)

A terceira timeline é composta por jogos onde ocorre em um sentido de história em que Link não consegue derrotar o Ganon no Ocarina of Time.

A Link to the past (Link derrotado por Ganon)

Oracle of Seasons (Link derrotado por Ganon)

Oracle of Ages (Link derrotado por Ganon)

The Legend of Zelda

E, depois de todos esses jogos compondo a ordem cronólica, chegamos a parte do primeiro jogo do Zelda.

Vocês poderão estar fazendo as suas nos comentários aqui embaixo, podendo ganhar um emblema, caso seja escolhida. Lembrem-se que pode ser qualquer Desenho, Anime, Série, Filme ou até mesmo Artistas.


É sempre bom recordar
Minha sugestão esteve presente na coluna Nostalgiando! 


O que achou da edição desta semana? Inscreva-se na coluna!

Comentários
-Firesombrios
31/07 às 22:20
GOSTEI MUITO DA EDIÇÃO
Viniciius.Silva
01/08 às 14:39
Pra falar a verdade, nunca curti muito..
@p-NEGUINHO-q@
03/08 às 01:47
Não curto muito

Sofride
10/08 às 16:46
n gosto mas ameiiii a colunaa
.:Thiago123:Man
25/08 às 15:17
Atualmente não curto, mas antigamente, como o nome já diz, nostalgia pura!
Cancelar=D
30/08 às 20:53
Não gostei muito do tema dessa edição.
tiagolucasoo
14/11 às 12:07
Saudades desta coluna
-2Ploc-
31/12 às 15:31
Saudades dessa coluna

Você precisa estar logado para comentar nesta notícia!