A todo momento, vem surgindo mais animações com caráter adulto, com sua própria irreverência e humor negro. Embora muitas tenham um estilo infantil, parecendo ser um ótimo conteúdo para crianças, ai você se engana, o conteúdo pode ser uma bomba para surgimentos de piadinhas, memes e até mesmo de influência cultural para algumas pessoas.
Lançado em: 13 de agosto de 1997
Emissora original: Comedy Central
Criadores: Trey Parker e Matt Stone
Elenco: Trey Parker, Matt Stone, Mary Kay Bergman...
Autores: Trey Parker, Matt Stone, Pam Brady, Kyle McCulloch
South Park é apenas uma série animada americana, que contém opressão à classes menos favorecidas, palavrões de alto calão, um gordinho que apronta com geral para conseguir o que quer, um professor travesti, uma toalhinha drogada e um pai que simplesmente se sente o melhor de todos, mas sempre acaba aconselhando seu filho de maneira errada. Sim, quando falamos no nome dessa série, todas essas maravilhas passam pela cabeça, nada é perdoado: religião, política, absolutamente nada, e foi isso que tornou sua popularidade cada vez mais acentuada.
Outra especialidade da série, é que sua animação foi desenvolvida de uma maneira bem peculiar e inovadora, digamos, pois todos os personagens, cenários e tudo mais, são feitos com recortes, seus primeiros episódios foram produzidos em Stop Motion. Apesar da simplicidade, essa diferença foi crucial para alavancar em seu imenso sucesso.
Esse seriado americano foi criado em 1997 por Trey Parker e Matt Stone, foram eles que deram vida a esses recortes, que passaram a exprimir toda essa personalidade “irreverente”.
Tudo começou quando os criadores receberam US$ 12.000,00 para fazerem cartões de natal animados, pagos pelo executivo Bryan Graden, então uma dessas animações acabou viralizando e se tornando um sucesso. O episódio era uma luta entre Jesus Cristo e Papai Noel brigando para saber quem é o mais importante para o natal.
Desse modo, os produtores resolveram entrar em acordo com a MTV e a Comedy Central para poder exibir seus episódios, porém, optaram pela Comedy Central, porque ficaram com medo de a MTV transformar em algo infantil. Entretanto, depois ele passou a ser transmitido pela MTV também, o que apenas tornou ainda mais popular.
Depois do acordo, reuniram sua equipe para produção do episódio piloto, que seria o primeiro a ir ao ar, todavia, quase não foi, devido ao episódio ficar negativo nos testes de popularidade, principalmente entre as mulheres, ainda mais que o episódio se chamava “Cartman recebe uma Sonda Anal”. Só que o episódio foi exibido e com sua primeira abertura, que seria apenas a primeira de várias outras.
O áudio foi melhorando, os personagens foram mais bem construídos e os cenários consequentemente também desenvolveram.
Stan Marsh: É o mais certinho da turma, sempre tentando pregar a paz entre seus amiguinhos.
Eric Cartman: É o gordinho agressivo e egoísta, sempre discriminando as classes sociais menos favorecidas, passando por cima de todos para conseguir o que quiser. Ele é, com certeza, o personagem que mais fala palavrões na série. Para quem não sabe, outro fato é que ele foi inspirado em Hittler, perceptível ao ver que ele está sempre xingando o Kyle de “judeu”.
Kyle Broflovski: É um membro judeu da turma, que vive sempre tendo tretas com o Cartman. Ele é o mais inteligente dos quatro e está sempre disposto a ajudar seus amigos.
Kenny McCormick: O menino do casaco laranja, que nunca entendemos o que ele fala, porque o casaco acaba abafando a sua voz. No entanto, há todo um mistério por trás desse personagem, pois ele tem como identidade secreta o Herói Misterioso. Em quase todos os episódios, ele morre, só que aparentemente ele é imortal, já que sempre ele é renascido através de um parto normal e colocado na sua cama já com o seu querido casaco.
Leopold Butters Stotch: É um menino que até a sexta temporada não tinha importância, mas ao Kenny parecer que havia sido morto definitivamente naquela temporada, eles tentaram substituí-lo por Butters, só que não deu muito certo. Kenny acabou voltando no final da sexta temporada, então Butters continuou um personagem principal.
Cartoon Wars:
Nesse episódio, Cartman tenta impedir que um episódio de Family Guy vá ao ar, porque nele tem Maomé sendo representado e foi nele que vimos Bart Simpson em forma de recorte, discutindo com o Cartman, sobre quem é o mais malvado.
Make Love, Not Warcraft:
Um episódio bastante comentado é esse em que vimos a turminha jogando World of Warcraft, onde nos deparamos com cada situação uma mais inusitada que a outra.
Canada on Strike:
Agora, já esse episódio, foi o cúmulo da polêmica em South Park, em que há paródias de alguns virais da internet.
Faith Hilling:
E não deixaríamos de citar, este episódio bizarro em que vemos alguns memes reais sendo exibidos em um telejornal.
South Park vive representando famosos em estados aloprados, vejam alguns exemplos:
Outra referência é as feitas com séries e filmes. TheHobbit, Laranja Mecânica, Scanners e até mesmo Game of Thrones já estiveram presentes.
Um dos inúmeros motivos para a sua popularidade definitiva no mundo, foi o seu filme South Park: Bigger, Longer and Uncut, lançado em 1999.
Sua franquia também conta com vários jogos lançados, mas o South Park: The Fractured But Whole promete se destacar esse ano, em um modo de jogo em história, com bastante interação, onde você poderá criar seu personagem para participar da turminha mais maluca de todos os tempos. O jogo será lançado em 6 de dezembro de 2016 para Xbox one, PS4 e PC.
Os dois primeiros episódios foram os únicos criados com a técnica de animação chamado Stop Motion, assim todos os outros episódios foram criados em 3D, utilizando o software Maya, muito conhecido na indústria de animação. Eles optaram por essa técnica, porque achariam mais fácil duplicar personagens ou recriar cenários.
A cada temporada, o Kenny muda a fala que ele diz na abertura, confira:
Em 2007, a Revista Time listou South Park como um dos 100 melhores programas de televisão de todos os tempos.
Vocês poderão estar fazendo as suas nos comentários aqui embaixo, podendo ganhar um emblema, caso seja escolhida. Lembrem-se que pode ser qualquer Desenho, Anime, Série, Filme ou até mesmo Artistas.
É sempre bom recordar
Minha sugestão esteve presente na coluna Nostalgiando!
O que achou da edição desta semana? Inscreva-se na coluna!