Nostalgiando #14
Você já assistiu: Digimon?


A geração dos principais clássicos da tão amada e extinta TV Globinho, não deixaria de ter seu espaço aqui na coluna Nostalgiando. Os guerreiros da paz, que se transformam e juntos combatem o mal, além de toda uma personalidade e padrões tão kawaiis (fofos) são o tema desta edição.

 

 

Criado por: Akai Maita;
Mangá em: 19 de junho de 1997;
Anime em: 7 de março de 1999;
Exibido por: Fuji TV;

 

Digimon é nome dado às criaturinhas que vivem no Digimundo, que era um mundo criado em outra dimensão, paralela a terra, por uma rede de computadores. Tudo começa quando sete crianças estão em um acampamento de verã na cidade de Odaiba. De repente, cai alguns meteoros do céu que, na verdade, eram os Digivices. Assim que cada um pega o seu, vem uma onda gigante e transporta as crianças para a Ilha Arquivo, onde cada um é nomeado de Digi-escolhido, para ajudar no caos, que o Digimundo está passando.

Embora haja todo um contexto histórico, o que a galera gostava mesmo era de monstros que se pareciam com dinossauros e arrebentava geral!     

A partir daí, nesse novo mundo, acabamos conhecendo todas as sete crianças. Além disso, é claro, são apresentados os seus Digimons: Koromon, Tsunomon, Pyokomon, Motimon, Pukamon e Tokomon.

Mas calma, que aquelas eram apenas suas formas iniciais, todo Digimon evolui conforme seu treinamento e idade.

Porém, quando esses Digmons eram treinados por Digi-escolhidos, como essas crianças, essa transformação podia ser forçada e, ao final da luta, o Digimon, que teve sua transformação forçada, volta a seu estágio anterior. E isso que era o mais legal, pois nunca se sabia quando eles iriam evoluir e acabar com tudo!

          

Digimon foi uma franquia criada por Aki Maita em 1997 com o lançamento do mangá one-shot C'mon Digimon. A série animada foi lançada no Japão no dia 7 de março de 1999 na emissora Fuji TV.

Obviamente, o anime teve muitas, mas realmente muitas temporadas.

Digimon  Adventure

Digimon Adventure 2

Digimon Tamers

Digimon Frontier

Para preservação apenas das temporadas mais conhecidas, será abordado nessa coluna, apenas as duas primeiras.

A primeira temporada teve o nome de Digimon Adventure, com a abertura mais marcante e inesquecível.

Essa foi dividida em quatro sagas, sendo a primeira do Devilmon, um tipo de demônio do Digimundo. Ele usava suas engrenagens pretas para controlar os outros Digimons. Quando Devilmon estava prestes a matar Takeru, o Patamon acaba evoluindo pela primeira vez em Angemon, absorve a energia de todos os Digivices e usa em um único ataque para derrotá-lo.

A segunda saga foi do Etemon, que apesar do nome não se parecia nada com um ET.

É nessa fase que temos o Greymon evoluindo para o Skullgreymon. Outra coisa que vale lembrar, é que também foi nessa saga que eles ganham seus brasões.

Durante a batalha, graças ao brasão do Tai, o Greymon acaba evoluindo o Metalgreymon e derrotando o Etemon.

 A terceira saga foi do Myotismon, que queria invadir o mundo atrás da 8ª Digi escolhida, Kari, que depois teve a companhia da nova Digimon, Tailmon. Resumidamente, Myotismon é “derrotado” pelo Angemon com a ajuda dos outros Digimons, porém, ele revive por meio das energias negativas que os humanos, hiponotizados por ele, mandaram e, assim, evolui para Venom Myotismon, que mesmo sendo muito forte, e é finalmente aniquilado por WarGreymon e Metalgarurumon.

A última saga da temporada foi a do Apocalymon, sendo ele por trás da maioria das tragédias, como ter fundado grupo dos Mestre das Trevas, causando um caos ao Digimundo. Ele luta com os Digi-escolhidos, mas quando todas suas armas são inutilizadas, ele tenta se auto destruir em uma explosão, mas novamente os Digi-escolhidos agem contendo a explosão.

Bem, a próxima temporada é nomeada de Digimon Adventura 2. Desde então, muitas coisas mudaram, 3 anos se passaram e 3 novos Digi-escolhidos aparecem.  

O inimigo desta  vez é o auto proclamado Imperador Digimon, que era um pivete querendo apenas escravizar e dominar todos os Digimons.Ele usava o poder das Torres Negras para impedir que os Digimons pudessem evoluir. É assim que acabamos conhecendo o Digi-ovo, que cria um novo tipo de transformação, a hiper-evolução. Desse modo, o Imperador Digimon é derrotado e descobrem que o nome verdadeiro dele é Ken, que também é um Digi-escolhido. No fim, Ken se junta ao grupo e ajuda na batalha contra o mal.

O último vilão da temporada acaba sendo o MaloMyotismo, que é o mesmo Myotismon da primeira temporada, só que mais malvado. Ao ser derrotado, o Digimundo acaba sendo aberto para todos, isto é, cada humano poderia ter seu próprio Digimon.   

Taichi Kamiya (Tai): É um garoto divertido, atlético e carismático com um grande aspecto de liderança. Deste modo, ele acaba sendo o líder da primeira geração de Digi-escolhidos.

Yamato Ishida (Matt): Ele já é o segundo Digi-escolhido, bastante fechado e vive brigando com Tai, pois só pensa em cuidar de seu irmão, Takeru.

Koushiro Izumi (Izzy): É o terceiro Digi-escolhido, mestre dos computadores, apenas ele é capaz de descobrir toda a verdade por trás do Digimundo.

Sora Takenouchi (Sora): A quarta Digi-escolhida, mesmo com 10 anos, bem madura e sente algo por Tai e esse sentimento aumentou muito, desde que ele salvou sua vida.

Joe Kido (Joe): O quinto Digi-escolhido, sendo o mais velho da turma, sempre preocupado com seus companheiros, ele sempre solta longos bocejos de sono.

Mimi Tachikawa (Mimi): A sexta Digi-escolhida, e é a mais frágil do grupo, sempre assustada e sem entender nada.
 

Takeru Takaishi (T.K.): O sétimo Digi-escolhido, e é o mais novo da turma, necessitando sempre ser protegido por seu irmão mais velho, Matt. Todavia, ele guarda grandes segredos.

A autora do anime, Aki Maita, inspirou-se na sua criação tecnológica chamada Tamagotchi, que era um brinquedo de bichinho virtual, que você cuidava.

Os nomes dos primeiros Digimons fazem referências japonesas com significados referentes às suas principais características.

Koromon vem de Korokoro, que se refere a algo pequeno, redondo e que rola.
Tsunomon deriva da palavra Tsuno, que significa chifre.
Yokomon vem da expressão Pyokopyoko, que pode ser traduzido como o ato de dançar ou saltar no mesmo lugar.
Motimon é uma variação de Mochi, um bolinho feito de arroz glutinoso.
Tanemon deriva da palavra Tane, que significa semente.
Bukamon é uma adaptação do original - Pukamon. Pukapuka pode ser traduzido como flutuar.
Tokomon vem da palavra Tokoton, que pode ser traduzido como O Último.

Digimon foi um anime que também conteve cortes quando chegou ao nosso país, para adaptação e não conter nenhuma referência. Por exemplo, a cena em que Mugendramon derruba um edifício com seus mísseis, podendo ser comparado ao ataque terrorista às torres gêmeas do World Trade Center.

Agumon foi o primeiro Digimon a ser criado e também o com maior número de evoluções durante a série. 

Vocês poderão estar fazendo as suas nos comentários aqui embaixo, podendo ganhar um emblema, caso seja escolhida. Lembrem-se que pode ser qualquer Desenho, Anime, Série, Filme ou até mesmo Artistas.


É sempre bom recordar
Minha sugestão esteve presente na coluna Nostalgiando! 


O que achou da edição desta semana? Inscreva-se na coluna!

Comentários
yLuuhNB
25/06 às 16:56
Eu curtia muito digimon... Mas agora nem tanto quanto antes né.
AnaLuiza::
25/06 às 18:08
Nunca assisti digimon, porém, parece ser legal.
Cancelar=D
25/06 às 20:03
Bem grande essa edição hein! Não conhecia esse desenho, mas gostei de saber um pouquinho.

Colwag
26/06 às 12:14
Conheço Digimon pelos meus amigos, nunca assisti.
Silverf
26/06 às 16:44
Vei pelo amor faz uma de Nanatsu no taizai faz 14 edição que to sugerindo e vc sempre me pula
HermanMonster
29/06 às 20:05
Caramba, amava Digimon. Inclusive, jogava muito no PS2. É uma franquia maravilhosa, que me traz excelente lembranças <3
Viniciius.Silva
03/07 às 18:57
Adorei a edição, ficou ótimo!

Você precisa estar logado para comentar nesta notícia!