É inesquecível o anime que fez sucesso com as tão cobiçadas esferas do dragão e as inúmeras aventuras encaradas por um protagonista “meio macaco”, mas que era mitoticamente forte. Sim, meus caros iDzeiros, uma das edições mais esperadas chegou. Nesta 11ª edição do Nostalgiando, teremos Dragon Ball!
Direção: Minoru Okazaki, Daisuke Nishio
Estúdio: Toei Animation, Bird Studio
Exibição original: 12 de Abril de 1989
O anime conta a história de Son Goku (ou atendido pelo seu nome verdadeiro Kakarotto), que foi encontrado pelo seu “avô”, considerado assim que foi criado pelo mesmo, chamado Son Gohan. Quando encontrado, a curiosidade foi o menino possuir um rabo de macaco! No começo, o Goku era um menino rebelde e nervoso, até que um dia ele caiu de um penhasco, bateu a cabeça e mudou completamente a sua personalidade, desse modo, ele se tornou um garoto bem amável.
A história de verdade começa quando Goku conhece uma menina chamada Bulma, que acaba atropelando ele sem querer! Então, ela acaba pedindo ajuda a ele para buscar as esferas do dragão, que seriam 7 no total, capaz de realizar qualquer desejo ao juntá-las e chamar pelo poderoso Shenlong. Nessa jornada, ele faz vários amigos, bem como o carequinha que já morreu pelo menos umas vinte vezes (Kuririn), o cara que tem medo de mulheres (Yamcha), o rapaz de três olhos (Tenshihan), o tiuzinho tarado (Kame), posteriormente o malvado, porém, com origem de sua mesma raça (Vegeta), e muitos outros. Todavia, fez muitos inimigos também: Tao pai pai, General Red, Piccolo Daimaoh, etc...
Com certeza, a parte mais legal era quando o Goku se transformava em um macaco gigante e saia destruindo tudo, sem se importar com absolutamente nada.
Piccolo Daimaoh era a outra parte da fusão do criador das esferas do dragão, Kami Sama, ele era a personalidade maligna, acaba por destrui-las, tornando impossível a ressureição de qualquer pessoa.
Até que chega o momento do confronto de Piccolo e Goku no torneio de artes marciais e, assim, quando o vilão faz Teshinhan de refém, Kakarotto finalmente se prepara para o seu soco final, surgindo uma imagem do Oozaru (macaco) conforme voa até Piccolo e acaba por perfurá-lo no peito.
Sem sombra de dúvidas, a saga Z, ocorrida 5 anos após a primeira, foi a melhor! Já dava para perceber nas aberturas e encerramentos, que davam até emoção em assisti-las.
Dragon Ball Z já começa com a nave de Raditz, irmão de Goku, caindo sobre na terra. Entretanto, foi por causa dele que o Kakarotto acabou morrendo pela primeira vez! Um dos momentos mais marcantes foi quando Goku voltou do planeta do Mr. Kaio para derrotar o Vegeta e o Nappa, que vieram vingar a morte de Raditz. Você lembra como ele deixou o Vegeta ir embora? =O
Depois da saga dos saiyajins, o Goku precisou derrotar o Freeza, que planejava ser um “Rei do Universo” através das esferas. Aliás, o Freeza parecia ser 4 em 1 com aquelas suas tantas transformações, e uma mais f*** que a outra. Essa saga foi bastante importante, pois foi por causa dela que vemos o Goku se transformando em Super Saiyajin pela primeira vez, após a morte de Kuririn. Assim, Goku ficou pu** e botou a moral no Freeza com aquilo que ele mais temia, a transformação dos cabelos dourados. No final, Namekusei explode, Freeza "morre" junto e Kakarotto não morre dessa vez, escapando ileso com uma sociedade de outro planeta que o resgatou e o ensinou a técnica do teletransporte.
Após a morte de Freeza e a explosão de Namekusei, a Terra se deparou com a vinda dos Androids 19 e 20. No entanto, mesmo após a morte desses, ainda surgiram mais três androids. É, realmente não foi fácil, mas o Cell deu uma ajudinha matando o 17 e 18 para evoluir e se tornar o ser perfeito. Já a importância dessa saga foi dirigida ao pequeno Gohan, que acabou liberando toda sua fúria ser o primeiro a se transformar em Super Saiyajin 2 e matar Cell!
Prosseguindo, como se já não fosse o bastante, veio o Majin Boo, a p*** toda f**** de vez! Já esse vilão, renascido pelo mago Babidi e dono de incríveis poderes que matou os Supremos Srs. Kaios do passado, tinha um ataque inovador, transformava as pessoas em doces. Quem não lembra da sua famosa frase? “Vou ti comê, vou ti comê!”. Para derrotar o Boo, os pequenos Goten e Trunks tiveram de aprender a técnica da Fusão. Gohan precisou ir ao outro mundo para treinar uma técnica especial de aumento de Ki. Precisaram reviver Vegeta para uma fusão com Goku, usando os brincos potara. E, além disso, Goku precisou solicitar mais uma vez a ajuda de seus queridos habitantes da Terra para uma Genki dama! Desse modo, Majin Boo finalmente foi derrotado e logo após renascido como um garoto do bem, originado de uma tribo indígena chamado Ub.
Como uma das últimas sagas, mas não menos importantes, tivemos o Dragon Ball GT, que embora muitos dizem não ter relação com seu criador original, já foi comprovado que essa saga foi sim, criada pelo Sr. Akira Toryama. Por questão de a história fazer uma continuação bem diferente do estilo de enredo que o anime costumava ter. Mas, particularmente, a saga GT para mim foi uma das melhores, começando pela abertura. Lembram do Goku SSJ4? E da fusão do Goku e Vegeta, transformando no Gogeta SSJ4? As batalhas bizarramente épicas contra os dragões das esferas.
O anime chegou ao Brasil por meio da emissora SBT em 1996. Porém, as sagas posteriores foram exibidas pela Rede Globo entre os anos de 2001 a 2013.
Atualmente, está em publicação os episódios do Dragon Ball Super, que é uma saga acontecida entre a Z e GT, contando a história da dispersão e vinda do Deus da Destruição, Bills, para a Terra, deixando inclusive o príncipe dos saiyajins, Vegeta, ajoelhado diante de seu enorme poder e Goku sendo obrigado a ter uma nova transformação, o Super Saiyajin Deus.
Já na TV fechada, anda sendo transmitido o Dragon Ball Kai pela Cartoon Network, que seria uma remasterização de toda os Dragon Balls existentes.
Dragon Ball foi inspirado em uma lenda chinesa chamada Jornada ao Oeste, que contava a história de um monge que buscava escrituras sagradas do budismo junto com um rei macaco. É dessa lenda que foi tirada o bastão mágico, a nuvem voadora e o porquinho Oolong, inclusive o nome Son Goku também saiu dela, que era o nome de um príncipe macaco que fez parte da história.
Hittler já apareceu no filme Dragon Ball: O Renascimento da Fusão, onde ele acaba apanhando para Goten e Trunks.
Os namekuzeijins crescem muito mais rápido do que os seres humanos em seu desenvolvimento normal, sendo que Piccolo, quando lutou pela primeira vez com Goku no torneio de artes marciais, possuía apenas 3 anos.
A luta de Goku e Freeza durou exatas 3 horas e meia, a mais demorada da história dos animes.
Em abril de 2014, Akira Toryama lançou um mangá chamado Dragon Ball Minus, que seria uma sequência de Dragon Ball GT, onde lá era contado a história dos momentos finais de Goku no Planeta Vegeta e conhecendo a sua mãe, que se chama Gine.
Dragon Ball foi o anime que com certeza mais marcou a minha infância e eu sinto que todas as crianças do mundo deveriam assisti-lo, pois realmente traz uma enorme carga cultural e até mesmo de aprendizagem.
Vocês poderão estar fazendo as suas nos comentários aqui embaixo, podendo ganhar um emblema, caso seja escolhida. Lembrem-se que pode ser qualquer Desenho, Anime, Série, Filme ou até mesmo Artistas.
É sempre bom recordar
Minha sugestão esteve presente na coluna Nostalgiando!
Emblemas
Em comemoração às 10 edições da coluna, todos os que tiverem comentado em todas as edições anteriores, receberão o seguinte emblema:
Nostalgia Plena
Estive acompanhando em todos os momentos as principais mídias que marcaram a história de nossas vidas!
Porém, você que comentar esta edição e responder corretamente ao quiz que conterá no fórum ainda esta semana, receberá o seguinte emblema.
Dragon Ball
Vamos conquistar as esferas do dragão!
O que achou da edição desta semana? Inscreva-se na coluna!