O sentimento de nostalgia é uma formidável sensação tomada pelas saudades de épocas atrás, que pode bater ao recordar aquela série, filme, cartoon, anime ou até mesmo uma música, presente vigorosamente nas nossas vidas, fazendo com que chegue lembranças maravilhosas, sendo uma espécie de álbum de fotografias dos nossos hobbys.
É com essa definição que começo a minha mais nova coluna, Nostalgiando! Aqui vocês poderão curtir os inúmeros fenômenos midiáticos que, provavelmente, esteve presente na sua infância, dependendo da idade.
Primeiro episódio: 12 de novembro de 1999
Episódio final: 22 de novembro de 2002
Criador: John R. Dilworth
Emissora original: Cartoon Network
Personagens: Eustácio Bagge, Muriel Bagge, Coragem, Computador.
Para iniciar, é com muita satisfação que iremos “nostalgiar” esse cãozinho rosa que fazia enormes caretas ao ver assombrações e sempre era, como o nome já diz, bem covarde, mas sempre quem salvava os seus donos, Muriel e Eustácio, dos maiores perigos que aconteciam em Lugar Nenhum, onde ocorre a história. O enredo se baseia em algo que tenha humor, ação e terror ao mesmo tempo em que criaturas malígnas aparecem para atacar os seus donos, então Coragem demonstrava que não era tão covarde assim.
Confira a abertura da série:
O desenho foi criado por John R. Dilworth e, inicialmente, foi exibido como curta metragem em um quadro da emissora Cartoon Network, chamada “What a Cartoon!”, que exibia inúmeras animações da produtora Hanna-Barbera (autora de outros clássicos como: Scooby Doo, Tubarão e Zé Colméia).
Sua primeira aparição foi em 31 de dezembro do ano de 1995, com o episódio chamado “A vingança do frango espacial”, que você poderá assisti-lo abaixo (duração do episódio: 6:50).
Mais tarde, em 1999, a emissora resolveu criar uma série de 53 episódios e foi exibido em mais um quadro da mesma, agora, o “Cartoon Cartoons”, sendo exibida na sexta-feira de todas as semanas, com o seu primeiro episódio normal chamado “Uma noite no motel kartz”. Entretanto, a TV aberta também recebeu o desenho na emissora SBT, no quadro “A Hora Warner”.
Coragem: Cachorro fofinho, bonitinho e rosinha, que não era tão covarde assim, pois em horas de desespero, ele tinha que ser realmente muito corajoso. Mesmo com medo, ele tinha de salvar seus donos dos monstros que apareciam.
Muriel: Vovozinha do bem e carinhosa, foi a dona que adotou Coragem e, realmente, merecia ser salvada.
Eustácio: Velhinho ranzinza, que reclamava de tudo e maltratava o coitado do cãozinho, inclusive em inúmeras vezes, usando uma máscara verde enorme aparecida em quase todos os episódios, além de dono da frase bordão: “cachorro idiota”.
Computador: Quem não se lembra daquele computador? Sim, aquele que todos queriam ter, era simplesmente um PC que respondia a todas as perguntas do mundo que o cãozinho digitava em sua tela, durante suas pesquisas para salvar a Muriel. Isso mesmo, ele pode ser nomeado como um personagem, por ter suas próprias falas e sentimentos.
No episódio, Comida de Dragão, podemos notar em uma cena, alguns edifícios em Lugar Nenhum, que é onde aparentava não possuir nenhuma vizinhança.
A trilha sonora do desenho foi feita propriamente para ele, oque não era comum naquela época, pois, normalmente, os produtores reutilizavam de outros desenhos. Era uma trilha, com áudios aterrorizantes, que combinava com os traços assustadores dos monstros.
O primeiro episódio do curta metragem, A vingança do frango espacial, recebeu uma continuação em um de seus episódios da própria série, também com o mesmo título. Na versão de 95, o frango havia sido morto por um laser que saiu da própria arma que foi desviando em vários locais e atingiu a si mesmo. Porém, no novo episódio, ele chega em uma nave, dessa vez, assado. Seu objetivo era arrancar a cabeça do cachorro com um desentupidor e colocar em si mesmo.
Essa foi a primeira edição do Nostalgiando e é claro que não deixaremos vocês sem um agrado. Então, para todos os que comentarem esta edição, dando uma sugestão para a próxima postagem da coluna, até o dia 08/03 às 17:00 BR / 19:00 PT irão receber o seguinte emblema:
Nostalgiando
Recordar é viver em um mundo nostálgico!
O que achou da edição desta semana? Inscreva-se na coluna!