Ae galera da iDHabbo! Esta é a minha segunda entrevista e hoje trago comigo um dos fundadores da TheBobba, Freederic. Desde já obrigado por se disponibilizar para a entrevista!
Sem problemas, é um prazer.
Para começar fale-nos um pouco de você.
Bom, meu nick é Freederic (ou Yhus, como preferirem) e tenho 17 anos. Estou nesse mundo desde 2010 e já passei por diversos fã-sites, como Habbid, Habbonados, Café Dourado, HabboXD, HabboZ e etc, além dos internacionais Puhekupla e HabboTravel. Meu foco sempre foi o jornalismo, mas com o tempo comecei a trabalhar com as outras áreas para me adaptar aos cargos mais altos que foram surgindo na minha carreira.
Como teve conhecimento do mundo do Habbo Hotel?
Então, pra ser sincero, eu não me lembro bem... estava na aula de informática no colégio e comecei a jogar, mas não sei se vi algum anúncio, ou então se foi por indicação de um colega da época.
Quando começou a jogar teve logo interesse em participar num fã site ou essa vontade só surgiu depois?
Na verdade, eu demorei um pouco pra conhecer os fã-sites. Comecei a jogar em março de 2009, e só fui criar conta em um fã-site no início de 2010, quase um ano depois, senão me engano. Quando me cadastrei na Habbid, meu primeiro fã-site como usuário, gostava mais do fórum, frequentava bastante ele. A vontade de ser da equipe só surgiu alguns meses depois e se concretizou lá pra metade do segundo semestre, em um fã-site chamado WrHabbo (ou algo assim), já como jornalista.
Referiu anteriormente que passou por diversos fã sites. Que cargos ocupou e em que fã site gostou mais de estar?
Eu geralmente começo no jornalismo e costumo subir para os cargos de coordenação e administração. Quanto à segunda pergunta, o fã-site que mais gostei de estar até hoje foi, sem dúvidas, a Habbid. As coisas lá funcionam de um jeito diferente, e sem dúvidas é o melhor lugar para se trabalhar se você tem capacidade para isso. Muitos não gostam pelo nível de exigência e dedicação que a HD exige, principalmente dos membros em cargos de gerência acima, e por isso acabam saindo, mas, àqueles que estão dispostos a fazer o seu melhor, muito reconhecimento e confiança com toda certeza estão guardados.
A Habbonados foi o seu último fã site correto? Quando entrou para a equipe?
A Habbonados foi, na verdade, não só o último (por enquanto, pelo menos), mas também o primeiro grande fã-site de que fiz parte. Eu entrei pra equipe pela primeira vez no jornalismo em 2011, na V13, e fiquei até a V15, quando já era administrador, e voltei recentemente, em outubro de 2015, na V18 acredito eu, como administrador novamente.
É público que a sua relação com a Habbonados após a sua saída não ficou boa. O que houve?
Infelizmente, a Habbonados passa por uma fase difícil, de problemas estruturais. É algo por que um fã-site com a história dela não devia passar, e inclusive não passava em 2011-12 quando fui administrador, por isso eu tentei fazer o máximo pra corrigir esses problemas e reestabelecer a HBN como uma referência. Contudo, o alto escalão não está disposto a aplicar mudanças muito grandes como eu queria, mesmo que fossem focadas apenas na melhora, o que levou a um desgaste entre nós. Quando saí, esse desgaste culminou em ofensas partidas de lá em uma entrevista polêmica, e o que fiz foi responder à altura, apenas. Desde então, não conseguimos nos entender e, sinceramente, isso deixou de ser meu objetivo já.
Às vezes não sente vontade de esclarecer tudo com as pessoas com as quais tem problemas na Habbonados e criar um bom clima?
Então, eu penso que a Habbonados está sendo levada de uma maneira bem ruim, e por isso não tenho essa vontade mais. Muitos dos membros do corpo administrativo do site misturam demais o pessoal ao profissional e isso vem me chateando bastante. Mal entendidos vindos de discussões internas que tínhamos sobre opiniões divergentes em relação a mudanças e atualizações, depois da minha saída, viraram ofensas e críticas mal fundamentadas feitas publicamente sem qualquer pudor. Cheguei a ser ameaçado por causa de mágoas de alguns desentendimentos puramente profissionais que aconteceram durante essa minha última passagem. Eu cobrava os webmasters e diretores de colaborarem com meus projetos, e por não terem vontade de fazer isso, eles passavam a me destratar e a afastar quaisquer relações de amizade. Essa confusão de âmbitos é que não me dá a vontade de fazer as pazes com uns de lá.
Indo um pouco além, esse é, sem dúvida, um dos problemas que está afundando a Habbonados. Não saber separar o profissional do pessoal priva-os de ter muitos membros bons, de usar muitas ideias úteis e de aceitar muitas críticas construtivas. Quando aprenderem a diferenciar esses aspectos, acho que será o primeiro passo dado à melhora.
Com que membros da equipe da Habbonados é que você tem problemas? Como caracteriza esses membros?
Não gosto da ideia de citar nomes, mas, na maioria dos casos, são membros que estão de acordo com o que eu disse acima: misturam o pessoal com o profissional onde não deveriam, não aceitam críticas (ainda que construtivas), não estão dispostos a mudanças, e assim por diante. Foi por esses motivos que meus problemas com algumas pessoas da Habbonados começaram.
A TheBobba foi para o ar no domingo. Como é que o fã site foi recebido?
Então, por enquanto, a aceitação foi boa. Em menos de dois dias, foram mais de 180 registrados, mais de 500 comentários no fórum, cerca de cinquenta tópicos, e assim por diante. Na rádio, no momento da estreia, ultrapassamos os 200 ouvintes (mesmo sofrendo ataques na hospedagem, que levaram inclusive a alguns bugs na versão), e agora estamos com uma média de 40 a 50 ouvintes durante o dia sem esforço quando há locutores online. Contudo, esse é apenas o começo. Nosso objetivo é manter os melhores níveis e estatísticas por meio da interação com os usuários, da criação de projetos e da manutenção da qualidade daquilo que é oferecido até conseguirmos desenvolver tudo que queremos, e, então, elevada a versão a outro patamar, trabalhar ainda mais para disputar uma vaga entre os fã-sites oficiais e no ranking fixo dos melhores e mais populares. Não vamos desistir até alcançar esses objetivos, independentemente dos problemas e obstáculos que apareçam. Por mais que dizer isso seja bem cliché hoje em dia, o TheBobba não veio para ser só mais um, podem ter certeza.
Teremos uma 2ª versão para breve ou esta primeira versão vai durar algum tempo no ar?
De forma alguma. Eu sou contra o lançamento de muitas versões. Não há necessidade, isso atrapalha o desenvolvimento de novidades, a imagem do fã-site, e assim por diante. O nosso objetivo é concluir essa versão com tudo que queremos nos próximos meses (e uma dica: vai bem além daquilo que está no desenho "completo" divulgado) e manter ela no ar por longos semestres, até que tenhamos certeza de que não poderemos mais otimizá-la e que a troca é necessária. Trocar de versão só pra mudar a cara e chamar a atenção não faz sentido, somente se deve trocar quando a atual está obsoleta e só se poderá oferecer inovação com a instalação de uma nova..
Como vê as constantes guerras entre fã sites?
Acho a concorrência e a competição necessárias para os fã-sites. Elas incentivam a melhora, a dedicação e o esforço, e isso é bom. Grandes empresas fazem isso (Coca x Pepsi, Apple x Samsung, etc) e sem dúvida muito da qualidade dos seus produtos vem para superar a qualidade dos produtos dos outros. Contudo, isso não pode ser levado como "guerra". Acho errado um fã-site falar mal do outro na rádio, nas notícias ou no fórum, em entrevistas, e assim por diante. Uma coisa é competir e criticar com base em argumentos, outra coisa é xingar por xingar. Temos que ter cuidado com nossos conceitos, mas, sem dúvida, concorrentes devem ser tratados como concorrentes.
Acesse o Twitter do Freederic