Depois de ótimos frutos recolhidos com a minha última coluna - "Expressando opiniões - decidi trazer para a iDHabbo mais uma coluna que trás temas importantes e que pode com certeza influenciar em nosso dia a dia, principalmente quando se é adolescente. Apresento então a "Vivendo e aprendendo", que abordará vários temas que tornam jovens cada vez mais problemáticos em sua adolescência, e influenciando totalmente no seu futuro e de todos que estão próximos de si.
O primeiro tema abordado é a relação com os pais na adolescência. Quem é adolescente com certeza já teve ou terá desavenças algumas vezes com os pais, isso por temas bem diversificados, como drogas, orientação sexual, ou por apenas empecilhos que o destino cria pra deixar nossos dias bem mais complicados, e é o que realmente acontece. Acontece que na adolescência, a submissão aos pais começam a se complicar ainda mais, porque é uma fase de criação de ideias e de conceitos, caso o dos seus pais seja contrário, você verá tudo como uma grande tirania, onde você é a vítima.
Mas tudo isso é facilitado com um bom acompanhamento, mas antes de qualquer apoio moral, a vontade de querer manter um clima estável com quem sempre te criou tem que partir de você mesmo. Já repararam que a maioria dessas desentendas partem de coisas fúteis? Na vida temos que aproveitar o máximo de tudo, cada minuto, cada dor, cada sorriso, é um aprendizado para quando realmente querermos mudar, tivermos experiência e principalmente lembranças de tudo isso.
Educação
A educação na adolescência é um dos problemas enfrentados com mais dificuldade na adolescência, e quando falamos de educação, não trata-se só de escola ou coisas relacionadas, trata-se de tudo. Do modo de agir, do modo de falar e até no modo de pensar. A adolescência é uma fase da vida onde nascem ideias novas para um mundo novo, e as suas atitudes diante disso influenciarão todos ao seu redor.
Para evitar um momento tenso com os pais, custa falar mais baixo (sinal de respeito), tentar ser menos agressivo e explosivo? O diálogo é uma grande forma de fazer isso acontecer. A educação muda tudo. Você pode estar errado como for, gritaria e discussão não adiantarão de nada.
Paciência
A paciência na adolescência é mais que crucial, os nossos hormônios ficam mais alterados e entramos em uma fase super complicada, em que qualquer coisa é motivo pra briga, desentenda ou coisas relacionadas. Acontece que no mundo em que estamos vivendo, pessoas assim não vão muito longe. Lembre-se de que o seu temperamento não afetará em nada a situação e dependendo dele, pode agravar tudo ainda mais.
É necessário que haja muita paciência seja lá o que for que aconteça. Foi injustiçado pelos pais ou por alguém? Paciência. Sua explosão, gritaria e coisas do tipo não adiantarão em nada, para a sua saúde e para enfrentar bem esse quesito necessário na adolescência, mantenha-se calmo e deixe tudo para se resolver quando "a poeira estiver baixa".
Conclusão
Com a coluna, quero fazer um grande desabafo com os leitores e ajuda-los nos problemas que enfrento no meu dia a dia. Ninguém é perfeito, mas podemos amenizar tanto estresse e inimizades por coisas tão fúteis e que passarão com o tempo. Não há nada que o tempo não perdoe.
Os seus pais certamente vão querer o seu bem além de tudo, e essa fase de turbulência é totalmente passageira, pense em tudo que pode ser evitado e aproveite muito isso, um dia sentirá saudades! Espero que tenham gostado da coluna, pros usuários que comentarem em todas edições (serão seis ao total) estarão ganhando o maravilhoso emblema Vivendo e Aprendendo, que será divulgado na última edição. Não se esqueçam de se inscrever na coluna e até a próxima!
O que achou da primeira edição da coluna? Comente!