As pessoas dizem que querem mudar o mundo a todo tempo, protestam, xingam, vão para as redes sociais, mas será que mesmo após anos de uso desses métodos arcaicos e falhos, algo vai mudar um dia? Na penúltima edição do "Expressando opiniões", estarei deixando toda a minha indignação contra a desvalorização da base de tudo: a educação. Reclamamos da nossa insegurança, da falta de respeito, da crise, da injustiça, mas já pararam pra pensar que tudo isso poderia ser resolvido caso tivéssemos um foco maior na educação?
Casos como a redução da maioridade penal são totalmente equivocados e de extrema ignorância. A sociedade não vê que o nosso governo quer aumentar o número de presídios para os menores, e diminuir o número de escolas para a formação daqueles que irão dirigir o país futuramente. A educação é essencial em todos os sentidos e é influente em todas as fases da vida, é com a educação que você entra em qualquer lugar, também é com a educação que se impede o crescimento de assaltantes e de corruptos.
Ninguém nasce querendo ser um bandido, ninguém nasce roubando na primeira vez que tem chance, é preciso educação, atenção, e principalmente tratamento para esses casos especiais. Estar investindo na educação é estar investindo em todos os outros fatores que levam o país para baixo o tempo todo, é preciso criar cidadães, expectativas, emprego e principalmente estudo para uma estabilização melhor do nosso país. O porquê de enaltecer tanto a educação? Saiba o porquê...
Educação Internacional
A Suécia é o país que mais investe em educação no mundo, há séculos atrás as leis da Suécia são extremamente rigorosas quando o assunto é educação, se o governo brasileiro fosse severo em relação à educação o quanto é em relação ao cobramento de impostos, será que as coisas não melhoravam? "Coincidentemente", a Suécia anda fechando presídios por falta de detentos, seria mesmo uma coincidência?
Educação e cidadania
As pessoas acham que pelo fato de estudarem e cumprirem a sua parte com presenças e boas notas na escola, é tudo o que se precisa para o melhoramento do país, mas estão totalmente enganados. A educação vem de berço, não importa se são órfãos ou criados por avós, tios, quando atingimos certa idade sabemos muito bem o que é certo e o que é errado.
Se cada um fizesse sua parte pelo menos nos mínimos detalhes, como jogar um papel amassado no lixo e não na rua, saber respeitar as pessoas independente da idade, será que as coisas não melhorariam? O minimalismo faz a diferença.
Interesse educacional
Não basta criticarmos, protestarmos e querermos fazer a diferença no país ou no mundo, sem fazer a diferença para nós mesmos. Cada um tem que buscar o seu objetivo pessoal, tendo como base educacional tudo aquilo que sabemos que é certo e que é errado, até mesmo nos mínimos detalhes. Podemos fazer a diferença. Deixe sua consciência limpa e faça a sua parte. Respeite seus educadores, pois são eles que estão formando um conhecimento atual na sua vida, que você levará até o resto dos seus dias.
Ainda há esperança!
O que achou da edição de hoje? Comente!