Na segunda edição do "Vivendo e Aprendendo", trazemos um assunto que infelizmente é muito comum em nosso dia a dia atual, principalmente entre adolescentes, estamos falando da Depressão. Na teoria, a depressão é um "distúrbio afetivo". Na realidade, a depressão é uma das piores doenças e que atingem mais pessoas todos os anos. Investigando um pouco sobre a presença dessa doença na adolescência, percebi que o número de pessoas afetadas só cresce.
Algumas pessoas não conseguem lidar com os problemas que a vida nos proporciona, seja ele financeiro, sentimental, social ou por qualquer outro motivo que consiga deixar a sua auto-estima baixa. Esse é o principal sintoma da depressão, baixa auto estima. Isso tudo porque as pessoas que adquirem a doença se sentem impotentes pra qualquer coisa, a falta de bons momentos na vida contribui para deixar uma pessoa depressiva ainda mais pra baixo, tornando-a desinteressada para qualquer coisa.
Existem muitos antidepressivos que podem ajudar para a cura da doença, mas não a nada melhor do que o acolhimento de quem você mais gosta pra superar essa "má fase". Pessoas com problemas pessoais, seja lá por sexualidade, preconceito, dependência financeira e por simplesmente se sentir sozinha são as mais atingidas, o estresse e a falta de apoio são as principais causas que com excesso, podem tornar as pessoas depressivas.
"Como saber se sou um depressivo?"
Depressivos geralmente gostam de ficar isolados do mundo, não gostam de contato nem mesmo com as pessoas que as criaram e por isso uma das principais características que podemos apontar é o isolamento. A falta de interesse nas coisas como trabalhar, ir em uma festa, falta de ânimo para falar com as pessoas ou para fazer alguma coisa também são sintomas que precisamos ficar cada vez mais alertas.
Se você é muito tímido, tem dificuldade de concentração ou de interação e estiver com algumas características depressivas que citamos acima, procure urgentemente um psicologo para ser curado da doença que deve estar em seu primeiro estágio.
A cura
A cura para a depressão não é tão simples como imaginamos, mas depende sempre de quem está com a doença. Tudo deve ser acompanhado por um profissional especializado, um psicólogo. Mas é claro que há métodos com custos financeiros muito reduzidos, mas tudo depende da força de vontade de sair dessa "fossa", o primeiro passo pra isso é admitir que é um depressivo.
Muitas pessoas não levam isso a sério mas não sabe que os problemas da vida realmente só trazem coisas ruins, e pessoas mais fracas, com problemas sobrecarregados são as mais afetadas com isso. O estresse, a decepção amorosa, a rejeição, tudo isso contribui para tornar alguém depressivo, então é por isso que temos que fugir de situações que nos deixem em "maus lençóis".
Como evitar
Como já disse antes, a depressão pode ser evitada com muita força de vontade. É preciso tentar se socializar mais, principalmente com pessoas que te apoiem em suas decisões, ninguém é sozinho pra vida toda, não é só você que tem problemas. Pense sempre no lado bom da vida, você pode ter duas pernas, dois braços, dois olhos, uma boca, e se não tiver, só de conseguir ler isso é uma grande vitória, até porque, ninguém nasceu perfeito.
Fuja da depressão se enturmando mais, expandindo seus conhecimentos lendo livros ou navegando na internet por exemplo. Muitas vezes as pessoas depressivas tem tendencia a procurarem uma "válvula de escape", e acabam se entregando as drogas.
Conclusão
Procure pessoas com os mesmos problemas que os seus, porque com certeza, essas pessoas existem. Procure músicas que possam te ajudar a aliviar a dor, ou algo que você goste, como um esporte, comediantes ou qualquer coisa que te faça ficar bem. É importante cuidarmos do nosso bem estar, a fuga da depressão é algo opcional, mas depende de você.
Por fim, cito alguns versos da cantora Lady Gaga, que já foi depressiva e ajuda muito a seus fãs a superarem os obstáculos da vida com músicas inspiradores e emocionantes.
"Não seja rebaixada, seja uma rainha
Seja você rica ou pobre
Seja você preta, branca, parda ou albina
Seja você libanesa, seja você oriental
Mesmo que as dificuldades da vida
Te deixem abandonada, assediada ou importunada
Exalte e ame a si mesma hoje
Pois, querida, você nasceu assim"
O que achou da edição de hoje? Comente!