Entre
Registrar
Fã-site
Administrador
Webmaster
Locutor
Moderador
Jornalista
Promotor
Pixel Artista

Selecione uma categoria com - votos
Logue-se para comprar no iD Shop.
iD Shop

...
...
Comprar
Emblemas
Capas
iDHome
Outros

Música Carnavalesca
Música Carnavalesca
24/02 às 14:43
O Carnaval que eu quero
O Carnaval que eu quero
22/02 às 16:10
Ganhe moedas, HC e mobis no Bolão BBB20
Como o sabão limpa ?
10/04/2016 às 23:22
Postado na categoria Curiosidades
Este tópico foi moderado!
0
0
Você já parou para pensar como o sabão é capaz de promover a limpeza de superfícies com gordura sendo ele próprio formado por óleos vegetais e gorduras? Provavelmente, se você já tentou lavar suas louças apenas com água, percebeu que o resultado é insatisfatório. Sem o sabão, o serviço torna-se praticamente impossível.

Isso acontece porque a água sozinha não tem a capacidade de remover a sujeira acumulada. Ela precisa da exata composição do sabão para agir na limpeza. Na prática, a água é formada por moléculas polares, que apresentam uma parte positiva e uma parte negativa. Agora, os óleos vegetais e as gorduras animais são apolares, ou seja, sem cargas.

As moléculas de água não penetram as moléculas de gordura. Ao contrário, elas criam uma camada de tensão superficial. Dessa forma, o sabão torna-se essencial para limpar superfícies engorduradas, pois ele é formado por uma molécula longa de hidrocarbonetos, capaz de atrair as moléculas apolares e polares, otimizando o poder de limpeza.

A fórmula do sabão envolve a sujeira, removendo-a com eficiência com o apoio da água. Sendo assim, podemos concluir que, para uma limpeza efetiva da gordura, é preciso estabelecer uma forte parceria entre a água e o sabão.

Na prática, o sabão ajuda a reduzir a tensão superficial da água, ampliando o seu contato com a superfície com gordura. Assim, a remoção da sujeira fica mais rápida e descomplicada.

É importante dizer também que o sabão tem uma propriedade tensoativa, já que sua molécula conta com uma cadeia orgânica apolar com uma extremidade polar. Durante a limpeza, as partículas de gordura são envolvidas exatamente pelas moléculas presentes na parte apolar do sabão, reagindo com a água e gerando o chamado sistema água, sabão e gordura, também conhecido como micela.

Outra informação relevante é que o sabão foi criado com uma mistura de óleos (ésteres) e soluções alcalinas, como o hidróxido de sódio e o potássio. A combinação revolucionou os produtos de limpeza e originou os famosos removedores de gordura, tão populares no mercado.

Vale lembrar ainda que o sabão forma uma emulsão com espuma, responsável por contribuir com a limpeza de superfícies sujas e engorduradas.
Imagem
10/04/2016 às 23:24
Já sábia!
Imagem


Engenheiro Agrônomo em formação
11/04/2016 às 00:13
Não sabia disso, adorei o conteúdo elaborado.
Oi


Imagem
11/04/2016 às 06:25
Nunca pensei nisso, ashaKDHSARHAS
11/04/2016 às 12:36
Imagem
11/04/2016 às 14:27
Já tinha visto isso em algum site, belo tópico.
Imagem Imagem



Este tópico foi fechado pela moderação.
Logue no site para aproveitar todas as funções disponíveis para você.