Desde 2006 quando o Habbo ganhou uma nova comunidade (luso-brasileira), surgiram com ela os fã-sites que se dedicariam a ela por mais de 10 anos. Nesses 10 anos de existência da comunidade, vários fã-sites foram criados e fechados, acredita-se que foram criados até hoje 100 fã-sites aproximadamente (o número é apenas uma estimativa), e poucos deles conseguiram continuar sua história até os dias de hoje, como: Habbid (10 anos), Habbonados (fará 9 anos em alguns dias), Habbonight (fará 6 anos em julho) e KiHabbo (5 anos). Apesar desses fã-sites serem bem antigos, existem muitos outros que chegaram recentemente que estão conseguindo se firmar na comunidade, porém, seria de uma maneira forjada?
Para os usuários que não acompanhavam os fã-sites na "época de ouro" do Habbo, ou até mesmo que não jogava ainda, o número de fã-sites não era tão grande na época, sendo assim, todos os fã-sites possuindo uma boa audiência, tendo sempre como líder de audiência o fã-site Habbid, que na época atingia praticamente 500 ouvintes em média, e em ocasiões especiais atingindo mais de 1000 ouvintes, logo atrás estava o fã-site Habbonados, que em alguns anos contava com uma excelente equipe, tanto de conteúdo quanto rádio, atingindo em média mais de 200 ouvintes todos os dias.
Com o passar dos anos, esta "época de ouro" do Habbo veio chegando ao fim, e com isso, os fã-sites também enfraqueceram junto com o jogo, mas ainda assim mantendo o fã-site Habbid como líder de audiência, porém, com uma média de 150 ouvintes todos os dias, e em vários momentos do dia ultrapassando os 200 ouvintes. Isso permanece devido a história que o fã-site tem, e sempre estar mantendo a boa qualidade da equipe, tendo sempre os melhores. Porém, com o passar dos anos, os fã-sites que vinham atrás da Habbid, perderam a sua excelente equipe, e com isso, alguns fecharam, mas os outros que ainda continuam de pé parecem ter perdido o jeito antigo de administrar, que é conquistando ouvintes e leitores através de divulgação, eventos, notícias de boa qualidade e o principal de tudo, diversão.
Devido a isso, vários fã-sites não-oficiais e até mesmo oficiais resolveram conquistar ouvintes de um modo diferente, colocando seus players da rádio em sites de policia do Habbo, sites que contém bastante movimento diário, pois são muitas pessoas novatas que passam seu tempo em quartos de polícia para se divertir. São ouvintes que também jogam o Habbo original e não Habbo pirata, portanto, isso não é contra as etiquetas do Habbo. Mas se for parar para observar, há fã-sites com mais de 100 ouvintes contabilizados no player, porém, não chega a ter 20 pessoas no quarto do locutor. Será que os administradores desses fã-sites querem iludir a si próprios? Achando que o fã-site está com uma grande quantidade de acessos, está as "mil maravilhas", mas na verdade não chega a ter 30 pessoas acessando o site simultaneamente.
Onde será que esses fã-sites vão parar? Até quando eles planejam praticar isto, para iludir seus ouvintes? Será que a essência da época de ouro dos fã-sites foi perdida, e não querem mais se esforçar para conquistar novos usuários? Realmente, parece que tudo que havia de bom e divertido em participar de um fã-site foi perdido, o que havia de mais legal em participar de uma equipe de fã-site e conquistar ouvintes e leitores de forma justa e batalhadora deixou de acontecer infelizmente.
Vale lembrar que esta postagem é um Artigo de Opinião, uma opinião exercida através de um jornalista para fazer os leitores refletir sobre o tema, a postagem não tem a intenção de denegrir os fã-sites, e a iDHabbo não se responsabiliza pela postagem!