Bobbastica #5
Assuma sua cor


 

O ano é 2016, mas se for parar para pensar, ainda estamos em 1800. Uma época em que não respeitava-se a cor e aqueles que eram negros eram escravizados, torturados e até mesmo mortos por pessoas que consideravam-se superiores, apesar de tudo isso, o final dessa história, que poderia até mesmo ser considerada novela, só foi ter um final feliz em 1888, com a libertação dos negros da escravidão. 

O Habbo Hotel não é diferente, existem negros e brancos, e ainda há quem não assuma a sua cor na internet, por medo ou por não aceitar-se. Além disso, é comum ver a maioria dos usuários usando tom de pele branca em quartos do Habbo, e o pior é que a maioria dos usuários são negros. 

No Brasil, por exemplo, 51% da população é negra, no entanto, a população do Habbo Hotel não revela isso, já que menos da metade utiliza pele negra ou parda dentro do jogo. 

Recentemente um vídeo publicado em seu canal no youtube, a vlogueira Jout Jout, apresentou o seu namorado para os seus seguidores, que até então era um mistério. O vídeo foi postado com o intuito de esclarecer uma situação em que Caio, namorado de Jout Jout, aparecia sendo vítima de racismo na internet. 

Caião quer conversa 

Após ver o vídeo, diversos usuários levantaram a questão: ''Por qual razão não há muitos negros no Habbo Hotel? Foram abduzidos ou não assumem a sua cor?''

Assuma sua cor

Eis então que um grupo criado pela usuária Kaylaperfect, surgiu: Assuma sua cor.

O objetivo do grupo era fazer com que os usuários assumissem suas cores reais, sem medo e sem o repúdio de outros usuários. 

Tour das raças

Os espaços públicos do Habbo Hotel são os locais mais visitados pelos usuários, são locais em que podemos conhecer pessoas novas, paquerar e até mesmo chamar usuários para o seu quarto ou uma festa.

Visitando os espaços públicos é possível observar as cores de pele dos usuários, a maioria possui tons de pele clara e poucos tons de pele parda ou negra. Além disso, apesar da Habbo Etiqueta reprimir qualquer comentário preconceituoso, alguns usuários sentem medo em serem vítimas de preconceito racial dentro do Habbo. 

Em outras comunidades, por exemplo a comunidade do Habbo Hotel Americano, é comum ver usuários utilizando cores de pele negras ou mais escuras, no entanto, grande parte da população americana é branca. 

Deus e o grupo

Um dos usuários mais conhecidos do Habbo Hotel, DEUS, criou um grupo chamado ''Orgulho Negro'', em que o objetivo era reunir jogadores negros do Habbo Hotel português e que não tinha vergonha de assumir a sua real cor, no entanto, o grupo virou uma das principais referências do assunto, já que a grande maioria do grupo declara-se negro, mas utiliza cores brancas em seus personagens do Habbo Hotel. 

Campanhas Habbo

Diversas campanhas contra o preconceito já foram realizadas dentro do Habbo Hotel, bem como em 2013, que o usuário RodrigoLapy criou um vídeo retratando uma situação de preconceito dentro do Habbo Hotel.

Em 2014, um ano após o vídeo ter sido divulgado nas redes sociais, um chat no InfoBus foi realizado, dessa vez o tema era sobre o preconceito racial na internet e contou com a presença do CISPT, organização que realiza atividades sobre segurança na internet.

Infelizmente o preconceito racial ainda é algo presente na vida de muitos brasileiros e os poucos negros ou usuários com tons de pele mais escuras que vemos dentro da comunidade portuguesa, em sua grande maioria são usuários de Portugal. 


Qual sua opinião sobre o assunto? Comente! 

 

Comentários
:Dj-delicia450:
08/01 às 00:49
Nossa Achei bacana essa edição.
Cheetozo
08/01 às 00:49
Adorei o tema de hoje! Eu ainda não entendo porque na sociedade de hoje ainda existe esse tipo de preconceito, as pessoas que são racistas devem ter uma doença eu acho é na minha opinião não merecem ser respeitadas. Sociedadezinha lixo, espero que em 2016 isso mude. Irei me juntar nesse grupo sim, parabéns pela edição.
rocha5jo
08/01 às 00:49
Eu já vi vários videos, esses são um dos melhores.

Cmoon
08/01 às 00:51
Amei o texto e o conteúdo da notícia, como sempre arrasando sua linda!!
JohnnyJames
08/01 às 13:26
Fantástica edição, parabéns.
:Tylanga
08/01 às 19:13
Parabéns pela coluna, adorei.
HabboHKS
09/01 às 08:54
Edição essa pode até ser, mas sei lá.
Acconut
15/01 às 14:38
Todos temos que pensar igual essa edição.

Você precisa estar logado para comentar nesta notícia!