Desde o início da comunidade portuguesa, o Habbo Hotel ignorou o fato de fã-sites existirem, além disso, eram poucas ás vezes em que os staffs do Habbo Hotel citavam fã-sites e a primeira vez em que houve um contato entre staff e administradores de fã-sites foi durante o Habbo Oscar em 2009, atualmente conhecido como Habbo Awards. No entanto, após a finalização do evento , os fã-sites eram deixados de lado e só seriam mencionados novamente no próximo Oscar.
Em 2011, a Habbid reportou um dois maiores casos de ‘’cotas’’ no Habbo Hotel: A venda do ‘’Momento Habbo’’, promoção que era comum na gestão dos gerentes 4Queijos, Disco-Lee e MissFurby. O fã-site denunciou um dos aprendizes de Pixels na época que aceitou o valor de 150 câmbios para que um usuário fosse o vencedor, já que o Aprendiz era encarregado de escolher um quarto para a promoção e dessa forma, além do usuário ganhar um emblema, o seu quarto ficaria visível para todos do Hotel.
O caso na época não foi somente repercussão na Habbid, mas também dentro do Habbo Hotel e levou os gerentes Disco-Lee e 4Queijos a se pronunciarem no twitter, deixando claro que as relações entre fã-site e staff existiam, ainda que não fosse algo de maiores proporções como atualmente.
Gerentes falam sobre o caso:
Disco-Lee também não ficou de fora da confusão e logo acessou a rede social para dar satisfações.
Graças ao fã-site, o aprendiz além de perder o seu cargo, foi banido por 7 dias, no entanto os usuários não gostaram nem um pouco da decisão do banimento ser apenas de 7 dias e uma grande discussão foi criada no twitter.
Pouco tempo depois, o ex-gerente Disco-Lee pronunciou-se novamente através da rede social e rejeitou qualquer pedido de extensão do banimento para o usuário.
Fã-Sites e Staff
Em uma das entrevistas concedidas ao fã-site, o ex-gerente 4Queijos assumiu que entrava em fã-sites para saber as futuras novidades do jogo, já que era o seu trabalho e por isso, precisava estar a par de tudo.
Com os acontecimentos de Junho de 2012 (caso você não saiba do ocorrido clique aqui e saiba mais) imediatamente os usuários deram a resposta: O número de jogadores caiu de quarenta mil online para menos de vinte mil. Na época a equipe do jogo pensou que o número de jogadores era devido ao ‘’mute global’’, como ficou conhecido na época, mas mesmo após o chat ser liberado, os usuários não voltaram para o Habbo Hotel.
Estratégia
A Sulake precisava de uma maneira de não perder mais usuários e foi em busca de locais em que os usuários frequentavam: Fã-sites. Foram criadas salas destinadas aos fã-sites, emblemas de oficialização e a cada semana um fã-site fazia uma promoção ou evento dentro do jogo, além de ter sido elaborado pela própria equipe de staffs, uma ‘’Política de Fã-Sites’’. E por sua vez, criou-se então uma acomodação da equipe do Habbo Hotel, deixando apenas os fã-sites criarem promoções, bem como, pixel-art, vídeos e quartos. Além disso, outro projeto foi criado: Arquitetos em Ação, popularmente conhecido como ‘’aea’’.
O objetivo de ambos os projetos era que os usuários criassem eventos e promoções no jogo, e enquanto isso, os staffs apenas supervisionavam os eventos, já que os fã-sites deveriam criar os emblemas e as promoções, que a cada semana tinha um tema diferente, bem como a promoção realizada pela iDHabbo que teve o tema de ‘’MasterChef’’.
O papel dos fã-sites atualmente dentro do jogo ultrapassou o limite de apenas informar os usuários sobre as futuras novidades do Habbo Hotel, os fã-sites atualmente são responsáveis pela criação de eventos e emblemas, papéis que antes eram designados apenas para membros da staff, bem como os ex-gerentes Disco-Lee e 4Queijos que eram responsáveis por eventos clássicos, como por exemplo, Pipoca de Pixels e H1, ambos criados e gerenciados pelos antigos membros da Staff.
As opiniões se dividem sobre fã-sites, alguns são totalmente contra os fã-sites fazerem promoções no jogo, pois acreditam que pode-se haver as famosas ''cotas'', outros são totalmente a favor e acreditam que isso movimenta o jogo e proporcionar entretenimento para os usuários.
Comentários
Alguns usuários que participam ativamente de fã-sites e de promoções dentro do jogo expressaram a sua opinião em relação ao papel dos fã-sites, colocando em vista se eles são bons ou ruins e o motivo.
Koox: ''Acho fã-sites bons a parti do momento em que não interfiram em resultados e promoções por eles elaborados. Sou a favor de eventos abertos, e/ou aqueles de horários marcados. Mas sou contra promoções de quartos e vídeos dados por fã-sites, pois pode haver desvantagem para aquele usuários que não se dão bem com os organizadores!''
Creuds: ''São maravilhosos. Acho que sem eles a magia do hotel não seria a mesma.
Grande parte do entretenimento é provenientes deles, ainda mais com os eventos oficiais. Acho que eles são os únicos capazes de preencher a lacuna deixada pelo 4Queijos e Disco-Lee!'',Jocks: "Eu acho incrível! Primeiro porque muitas pessoas já não vê mais graça em ir ficar passeando pelos quartos, arrumando paqueras, e essas coisas que os ''novatos'' fazem.
A maioria dos jogadores hoje já tem 17, 18 anos... Ou até mais!
E trabalhar em fã-site pode ser uma experiência que pode te ajudar a decidir o seu futuro, A Malena por exemplo, era locutura da Habbid e hoje está aí, ganhando dinheiro e tudo mais, começou na Habbid. Tanto que ela disse que o fã-site está no currículo dela, e eu acho incrível.
Segundo porque os usuários ficam informados das novidades podem vir no hotel, os emblemas novos, ganhar câmbios e participando de eventos! "Cliw: "Está tudo muito genérico. A inovação agora é toda a base de boa construção de quartos e só... Dane-se a opinião dos usuários, os fã sites ajudam sim, mas são egoístas em certo ponto. Não há mais um bom conteúdo nos fã sites, está completamente ruim. Hoje em dia aquelas notícias com pouquíssimo texto, pouquíssimo entretenimento, resumidos em um parágrafo de duas ou três linhas basta para o conteúdo em fã sites, o que eu acho péssimo. Rádio então? Nem se fala. Parece que as pessoas querem saber mais do patrocínio que vão ter, do que o verdadeiro gosto de ser um locutor(a) de verdade. As pessoas insistem em afirmar que o Habbo está ruim pelas alterações, mas na verdade quem está se tornando mais decante são elas mesmas."
JuaoN: O"s fã sites em si todos são de extrema importância para o Habbo Hotel. São eles que trazem entretenimento para os usuários atráves de promoções realizadas em seu site, pelos eventos do Habbo Hotel caso ele seja oficial, ou pela rádio se ele tiver uma."
joaoguarana: "Acho que é fundamental a participação dos fã-sites na comunidade, e a comunidade também presente nos fã-sites.
Dedicamos horas ao entretenimento de usuários, seja através de eventos, notícias, rádio, fórum e etc... Por isso acho fundamental a existência dos fã-sites."
Os fã-sites são de extrema importância para todos nós, virou um novo meio de comunicação entre usuários, quase uma rede social, e os usuários que migram para fã-sites conhecem um habbo além de quartos de trocas e jogos.
Qual sua opinião sobre os fã-sites? Comente!