Bobbastica #1
O mute global...


 

O Habbo Hotel sempre investiu na segurança de seus usuários, seja criando projetos, como por exemplo a campanha de Política de Boa Vizinhança realizado na comunidade portuguesa em 2010, que tinha o principal objetivo de premiar os melhores Habbos Guias do Hotel português, além de sempre contratar novos moderadores ou auxiliando os Habbos através de novas ferramentas, bem como Guardiões e Embaixadores. 

Apesar de todos os investimentos realizados pela Sulake para preservar as informações dos Habbos, isto é, filtro de palavras, contratações de novos funcionários, aprimoramento da FAQs Habbo, em 2012 o Habbo Hotel sofreu um duro golpe por conta de uma falha na sua segurança. 

Em junho de 2012, um canal norte-americano, conhecido e popular nos Estados Unidos, exibiu uma reportagem que denunciava os casos de comportamento sexualmente explícito dentro de uma das maiores comunidades do mundo virtual: O Habbo Hotel. A reportagem trazia conversas sexualmente explícitas do Habbo Americano e após uma grande repercussão nos Estados Unidos e em outros países, todas as comunidades receberam um alerta informando que os usuários seriam silenciados, dessa forma, todos os usuários da época ficaram mudos durante um mês. 

Mensagem

Paul Lafontaine

O CEO da Sulake na época, Paul Lafontaine, atualizava diariamente a sua rede social e sempre mantinha contato com os usuários sobre o problema. 

''Habbos, estou triste, mas acredito que é necessário silenciar tudo enquanto nós investigamos. Irei atualizar vocês quando for possível''.

Na época em que o caso foi repercussão mundial, o Habbo Hotel também perdeu um de seus principais aliados, a empresa Balderton, que possuia de 13% das ações da empresa, na época o Paul Lafontaine achou lamentável a decisão da empresa de deixar a Sulake e emitiu uma nota no site do Habbo Hotel e destacou que era gratificante trabalhar no jogo e que o Habbo contava com 225 moderadores. Ainda na nota nota Paul Lafontaine, CEO da época, disse que o Habbo Hotel faria o necessário para garantir a segurança de seus usuários e que contava com projetos de segurança, bem como o Safer By Design que atuava dentro do jogo contra a exploração infantil. Apesar de todos os esforços de Paul, no Reino Unido diversos varejistas deixaram de vender cartões pré-pagos, que são utilizados para a compra de moedas.

Devido à incapacidade de falar, muitos usuários que na época que pertenciam ao Club VIP estavam preocupados com a assinatura, no entanto Paul informou que os dias não seriam contados, dessa forma os usuários não perderiam os dias de VIP enquanto o Habbo estivesse mudo.

No dia 26 de Junho de 2012, a Sulake publicou em seu blog oficial os futuros projetos do Habbo Hotel, entre todos os projetos incluia o projeto de Guardião. A Sulake na época também criou um blog para os usuários responderem três perguntas sobre o Habbo Hotel, o intuito do questionário era para os desenvolvedores melhorarem o jogo.

 http://greatunmute.habbo.com/ - Link do site que encontra-se inativo no momento. 

Em 28 de Julho de 2012, Paul Lafontaine convidou dois pais de cada comunidade para uma discussão em um fórum on-line com duração de três dias, o assunto a ser discutido era a segurança do jogo.

Manifestações

Durante o ''The Great Mute'', assim como ficou popularmente conhecido pelos usuários, diversos protestos foram realizados no Habbo Hotel, no espaço Público Recepção por exemplo, os usuários acendiam tochas em forma de protesto, um dos maiores símbolos da época, que dias após viraria um troféu simbolizando os Habbos com uma Tocha, sendo distribuido para todas as comunidades, bem como a comunidade portuguesa. Um emblema com um coração e um tocha foi disponibilizado também.

Junho/2012

A Reportagem

Para ver o vídeo com legendas em português clique em configurações do vídeo e logo após Legendas/CC e escolha o idioma Português.

Na reportagem os jornalistas destacaram que o jogo era é inseguro, além de revelar um usuário que em troca de moedas ou mobílias se exibiria na webcam.

Ainda na reportagem, podemos conhecer a história de Matthew Leonard, que foi preso por 7 anos acusado de oferecer moedas e mobílias para os usuários tirararem suas roupas em frente de webcams. Somente no caso de Matthew Leonard, cerca de 80 vítimas foram encontradas, no entanto, na época acreditava-se que eram muito mais vitímas.

Queda de Usuários

Durante o Mute Global, diversos usuários desistiram do jogo, exemplo disso é o Habbo Hotel Português que já atingiu o recorde de 50 mil usuários on-line e atualmente não alcançar mais de 20 mil usuários, em outras comunidades o número de usuários é ainda mais baixo, apenas 5 mil. 

Todos os hotéis perderam usuários e devido o baixo número de usuários, em 2015 a Sulake e a Elisa (empresa que possue grande parte das ações do Habbo Hotel) decidiram fechar três hotéis, com a justificava de ''lucros''. Os hotéis fechados foram: Noruega, Suécia e Dinamarca.

Clique para expandir!

Um enorme obrigado à todas aquelas pessoas incríveis que fizeram o Habbo Sueco, Norueguês e Dinamarque ser um bom lugar para todos que estiveram neles. Foi uma experiência incrível trabalhar para vocês por todos esses anos. 

Habbo Staff

O Habbo Hotel atualmente é um local seguro, isto é, se você seguir a Habbo Etiqueta e denunciar os usuários que se comportam mal. Em outras épocas, era possível criar quartos sexuais, no entanto com o novo filtro diversas palavras foram bloqueadas e estes quartos não existem mais dentro do jogo e são impossíveis de serem criados, ainda que você separe as palavras ou coloque números no nome do quarto.

Como dizia a nossa querida e antiga moderadora, MOD_Moon, ''Habbozins! Fiquem seguros!''


O que acharam da primeira edição da coluna? Comente!

Comentários
Cmoon
11/12 às 01:08
Coluna maravilhosa, amei amei amei, doido pra ver as próximas edições.
vini-boy1010
11/12 às 01:10
Maravilhosa, tem coisas ai que nem sabia
Di.Diogo
11/12 às 01:19
Interessante, mas ainda continuo um pouco descontente com a atual administração do hotel.

Cheetozo
11/12 às 01:30
Ótima edição, parabéns!
lucas58333
11/12 às 01:53
Coluna, veio muito legal parabéns! Muitas coisas armazenadas no vídeo que eu não sabia porque disseram que houve muitos boatos..
:Tylanga
11/12 às 01:54
Nossa adorei seu coluna. Parabéns.
HabboHKS
11/12 às 07:09
Tão ta né gente
D0lbyOconner
11/12 às 11:13
Que coluna maravilhosa, meus parabéns.
hamashia
11/12 às 11:28
Eu estou, particularmente, muito decepcionado com essa equipe atual do Habbo, a Morgana (por exemplo) só falta mandar fechar os sites dos fã sites, porque querer fechar ela já quer... A coisa está funcionando assim, você precisa babar o ovo dos staffs pra você ter uma pequena moral com eles. A coisa está bem diferente do que a gente tinha com a MissFurby e lovely, eram pessoas que conseguiam separar o pessoal do profissional! Cadê o respeito dessa nova equipe?
Scrapou
11/12 às 15:19
Essa coluna aí foi a melhor que vi no site até hoje, parabéns.

Você precisa estar logado para comentar nesta notícia!